São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2011

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Aplicativo de jornal em tablet anima indústria

Apple e Amazon vão reunir publicações digitais em um mesmo programa e facilitar compra

DE SÃO PAULO

A indústria de publicações espera que o lançamento na próxima semana do aplicativo da Apple Newsstand seja um ponto de inflexão nas vendas digitais do setor, que quer ganhar impulso com a nova onda de tablets.
O aplicativo vai reunir as revistas e os jornais digitais do usuário em um mesmo espaço do tablet e oferecer uma espécie de vitrine para compra avulsa ou via assinatura.
Hoje, nos tablets, cada publicação é vinculada ao seu próprio aplicativo. Na internet, as empresas ainda têm dificuldade para cobrar.
O Kindle Fire, tablet da Amazon anunciado nesta semana, vem com aplicativo similar e o mesmo nome ("banca de jornal", em português).
Ao "Financial Times", John Loughlin, vice-presidente-executivo da Hearst Magazines, disse que o Kindle Fire, com seu baixo preço (US$ 199), abrirá caminho para o mercado de massa dos tablets, impulsionando a venda digital. "Acho que vamos ter um novo aquecimento."
A Hearst, editora da "Cosmopolitan", vende mais de 300 mil edições digitais por mês -o número mais que duplicou desde o início do ano.
Monica Ray, vice-presidente-executiva da Condé Nast, editora de "Vogue", "Vanity Fair" e "The New Yorker", disse crer que o Kindle Fire atrairá, principalmente, as leitoras, por ser menor que o iPad.
No Brasil, está em fase de testes o site iba (www.iba.com.br), loja on-line da Dinap, empresa do grupo Abril. A ANJ (Associação Nacional de Jornais) negocia com o iba uma loja exclusiva para os jornais associados do órgão.


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