São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Murdoch lança hoje em NY primeiro jornal exclusivo para iPad

Assinatura deve custar US$ 0,99 por semana; projeto consumiu investimento de US$ 30 mi

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

O "Daily" deve hoje finalmente ganhar não as ruas, mas os iPads. O primeiro jornal diário exclusivo para o tablet da Apple será lançado em Nova York pela News Corp., empresa do bilionário Rupert Murdoch.
Fora do círculo de pessoas envolvidas no projeto, poucos detalhes da publicação são conhecidos.
O projeto exigiu investimento de US$ 30 milhões e a contratação de aproximadamente cem profissionais.
As principais informações sobre o "Daily" nos últimos dias têm sido publicadas em veículos que são da própria News Corp., dona da Fox e de vários jornais, como o britânico "Times" e o "New York Post".
Segundo o "Wall Street Journal", a assinatura vai custar US$ 0,99 (R$ 1,64) semanalmente, mas nas primeiras semanas será grátis.
O blog All Things Digital, também da News Corp., porém, é o que mais avança nas novidades.
Uma parte do conteúdo do "Daily", diz o blog, será parecida com os jornais tradicionais, com textos e fotos. Outra, porém, será formada por gráficos interativos, vídeos e fotos "quase sem texto nenhum".
Uma das comparações feitas por pessoas que viram o "Daily" é com a versão para iPad da revista "Wired", que é considerada uma das mais bem-sucedidas até o momento. O desafio do jornal de Murdoch é que ele é diário, enquanto a revista é mensal.
O jornal teria seis seções e chegaria aos iPads dos assinantes no começo da manhã. Algumas atualizações seriam feitas ao longo do dia, mas de maneira pontual.
Diferentemente do que se especulou inicialmente, o material do "Daily" será exclusivo e não haveria o uso de conteúdo de outras publicações da News Corp.
Parte do material (algo como 10%) estará disponível, de forma gratuita, no thedaily.com, mas servirá mais como um atrativo para os assinantes em potencial.

APPLE
Uma das vantagens do "Daily" é que ele já chega com uma espécie de aval da Apple.
O vice-presidente de serviços de tecnologia, Eddy Cue, estará presente hoje no lançamento da publicação, no museu Guggenheim, ao lado de Murdoch.
Uma das dificuldades que as empresas de mídia têm com as suas versões para o iPad é a falta de um sistema de assinatura, o que tem obrigado várias delas a cobrar por edição (o que é mais caro para o consumidor) ou unir a cobrança no iPad à do conteúdo impresso.


Texto Anterior: Jornais vivem expansão inédita na Índia
Próximo Texto: Google elevará em 25% número de funcionários contratados no país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.