São Paulo, segunda-feira, 02 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Líderes no setor elevam gastos em marketing

DE SÃO PAULO
DE CAMPINAS


Enquanto os pequenos sites de compras coletivas lutam para superar dificuldades operacionais, como montar um time de vendas, os líderes têm sua batalha travada nas milionárias verbas de marketing.
Na tentativa de tornar a marca conhecida e superar os concorrentes em audiência - condição fundamental para atrair as promoções dos anunciantes mais disputados -, os portais não poupam esforços em mídia.
Segundo a Folha apurou, em menos de um ano de operações, o Groupon, líder disparado em investimentos, já aplicou R$ 35 milhões em marketing. A empresa não confirma.
O Ofertas.com.br, criado em fevereiro, investiu R$ 20 milhões para começar a funcionar. A verba de marketing não foi pequena e incluiu até patrocínio de três times de futebol, comercial em telejornais e programas de humor.
Como resultado, dez dias depois do início das ações, atingiu pico de acessos que o colocou como quarto maior portal em audiência.
Para os especialistas, a estratégia é questionável. "Essa briga por marketing vai contra a premissa do comércio eletrônico, que cresceu principalmente com publicidade na internet", afirma Gastão Mattos, da consultoria GMattos.

LANÇAMENTOS
As empresas não concordam que as batalhas estejam só no marketing. O Groupon aposta no lançamento de aplicativos para compra de cupons pelo iPad e iPhone.
O ClickOn busca reforçar a atuação nas áreas de turismo e entretenimento. Para isso, cria ferramentas de interação com agentes de viagem capazes de facilitar a reserva da data da viagem.
Hoje, um quarto das ofertas dos principais portais, segundo a consultoria e-bit, corresponde a promoções relacionadas ao turismo.
"É o tipo de serviço que requer cuidado para criar boa experiência para o comprador", diz Marcelo Macedo, presidente do ClickOn.
O filão também é mirado pelo Peixe Urbano, que está montando uma equipe dedicada ao segmento, com profissionais egressos de portais como Hoteis.com e Submarino Viagens. (CF)


Texto Anterior: E eu com isso?
Próximo Texto: Novo modelo: Para enxugar estrutura, site abre franquia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.