São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2010

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Agência de fomento de SP atinge R$ 100 milhões de desembolso

A Nossa Caixa Desenvolvimento, agência de fomento do governo paulista, atingiu nesta semana o volume de R$ 100 milhões de desembolso para pequenas e médias empresas no Estado.
Criada em março do ano passado, a agência, ligada à Secretaria da Fazenda, e que ficou conhecida como o "BNDES paulista", começou a operar em agosto.
A maior parte das operações teve taxa de juros de 0,96% ao mês, com recursos próprios ou repassados pelo BNDES.
Cerca de 150 empresas de 25 municípios do Estado usaram as linhas de financiamento para ampliar seus negócios ou comprar equipamentos.
O segmento que mais recebeu recursos foi o de máquinas, ferramentas, peças e acessórios, com 16,4% do total. O de peças para veículos automotores também se destacou, com 16%, segundo o diretor-presidente da agência, Milton Luiz Santos.
Fabricação de calçados e embalagens plásticas são segmentos promissores, cuja participação ainda pode aumentar, diz Santos.
Outra área, composta por empresas que fabricam para a indústria aeronáutica, em São José dos Campos, ainda pode crescer.
"Estão com 1,16% do total de desembolsos. Podem tomar volume de recursos bem maior, mas, como houve retração com a crise, mesmo com a Embraer, essas empresas sofreram."

NO CAMPO

Dos 5,2 milhões de propriedades rurais existentes no Brasil, apenas 8,3% (430 mil) respondem por 85% da produção agrícola do país.
Cerca de 900 mil geram 11% dos produtos e 3,7 milhões -a maior parte- produzem apenas 4% do total.
As regiões de maior concentração são o Centro-Oeste e o Sudeste.
A análise é da Embrapa e do IFPRI (International Food Policy Research Institute) e se baseia no Censo 2006/ 2007 do IBGE.
Os resultados serão apresentados pela primeira vez hoje, em Brasília.

"AVATAR" NO CALL CENTER

A AlmavivA, do ramo de call centers, vai abrir uma nova empresa em julho. O foco da Almawave será o atendimento mais ágil do que a média do mercado, segundo o presidente da companhia, o italiano Giulio Salomone. O executivo exemplifica: um cliente reclama que não há sinal no celular em uma região. "Automaticamente, quem reclama recebe uma resposta e o problema é encaminhado ao responsável da empresa", diz. Outra novidade é o atendimento pela internet por um "avatar", criado ao gosto do cliente. Com base nos contatos com a clientela e em pesquisa na web, o call center também pode fazer uma avaliação da imagem da empresa no mercado. Ou de um candidato, como foi feito na Itália. No Brasil, o número de funcionários subiu de 2.000 para 7.700, em dois anos.

ELETROELETRÔNICO NO VERMELHO

O deficit da balança comercial de produtos do setor eletroeletrônico atingiu US$ 7,79 bilhões no acumulado deste ano até abril, alta de 68% na comparação com o mesmo período de 2009.
A taxa de câmbio é a principal responsável pelo aumento do deficit do setor, segundo Humberto Barbato, presidente da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).
"Por um lado, os produtos importados ganham espaço no mercado interno, e, por outro, as exportações perdem competitividade no exterior", compara Barbato.
Enquanto as exportações de produtos eletroeletrônicos cresceram 4%, as importações do setor aumentaram 48% no período.
"Esse movimento da balança comercial é a melhor prova de que o nosso setor já vive o risco da desindustrialização", afirma Barbato.

Turismo 1 O 5º Salão do Turismo, encerrado domingo em SP, teve público recorde de 109,2 mil pessoas, 11,4% a mais que em 2009. Os visitantes gastaram R$ 7,9 milhões com passagens aéreas, diárias de hotel e pacotes turísticos, valor 16,1% maior que no ano anterior. De acordo com o Ministério do Turismo, o crescimento se deve à proximidade das férias de julho e às promoções das operadoras de turismo e empresas aéreas.

Turismo 2 Sondagem realizada nesta semana pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) com seus associados prevê vendas 20% maiores na temporada de inverno deste ano em relação a 2009. O otimismo é resposta ao dólar e euro baixos e às melhores negociações com fornecedores. Já para o primeiro semestre deste ano, os associados apontam crescimento de 10% a 40% nas vendas sobre igual período do ano anterior.

Bola na rede A Aon, consultora de gestão de risco e corretagem de seguro e resseguro, deu ontem o chute inicial para o patrocínio do Manchester United, um dos maiores clubes do mundo. A companhia entrou no lugar da AIG -um dos símbolos da crise de 2008. O valor do patrocínio é de 80 milhões, com duração de quatro anos. Os executivos da empresa e do clube anunciaram o lançamento de um programa global de iniciativas beneficentes, em que um dos focos é a capacitação de jovens.

A ver navios 1 A temporada de cruzeiros 2009/2010 no Brasil terminou no dia 7 de maio com volume recorde de passageiros transportados. Os 18 transatlânticos percorreram a costa brasileira em 407 roteiros.

A ver navios 2 Ao todo, a temporada transportou 720 mil cruzeiristas, sendo 13% estrangeiros -crescimento de 38% sobre o total da temporada anterior (2008/2009). Os números serão divulgados hoje pela entidade.

Salto alto A Pulo do Gato, de calçados de luxo, inicia o seu plano de expansão no varejo. A empresa irá investir R$ 15 milhões na abertura de 20 lojas próprias, nas principais capitais do país.

Temperatura As vendas do segmento de cama, mesa e banho cresceram 8% em maio, ante abril, segundo levantamento do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos de São Paulo.


com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e FLÁVIA MARCONDES


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