São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2011

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Fraport quer Cumbica, mas não Viracopos

DE SÃO PAULO

O modelo de concessão de aeroportos agradou à alemã Fraport, uma das maiores operadoras de aeroportos do mundo e parceira da Andrade Gutierrez para projetos no país.
"Temos interesse em participar, desde que a governança da sociedade com a Infraero seja adequada", diz Felix von Berg, diretor de projetos da Fraport. Segundo ele, o alinhamento dos interesses do operador privado e da Infraero "está longe de ser algo trivial".
O maior interesse da Fraport é na privatização de Cumbica (em Guarulhos, Grande SP), o mais rentável do país. Mas a operadora também se interessa por Galeão, Brasília e Confins.
O mais problemático, para a Fraport, é Viracopos. O aeroporto de Campinas é a grande aposta do governo para dar conta do crescimento da demanda de São Paulo.
"Há uma grande incerteza com relação à evolução do tráfego em Viracopos", diz Berg.
"Mesmo com o trem de alta velocidade, pelo preço da tarifa e pela distância, Congonhas e Guarulhos vão continuar sendo as primeiras opções dos passageiros."
Ele também vê problemas com a operação de carga, que garante hoje a rentabilidade do aeroporto.
"Viracopos cobra tarifas altíssimas, mas elas podem não se sustentar quando houver competição." (MB)


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