São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2011

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Mídia pede que governo pressione Apple sobre iPad

Associações querem que Foxconn ajude a flexibilizar cobrança de aplicativos

Apple cobra 30% de comissão sobre a venda de conteúdo em sua loja; ANJ e Aner apontam desequilíbrio

DE SÃO PAULO

Editores de jornais e revistas nacionais enviaram carta ao governo federal para que ele pressione a Foxconn a tentar acordo mais vantajoso para jornais e revistas que têm aplicativos para o iPad.
A Foxconn é a fabricante mundial da Apple e, recentemente, anunciou investimentos de US$ 12 bilhões na construção de uma unidade industrial no país para a produção de equipamentos Apple. Para isso, pediu incentivos ao governo brasileiro.
Na carta, enviada aos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento), a ANJ (Associação Nacional de Jornais) e a Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) pedem que, em troca dos benefícios, a Foxconn ajude a "criar contrapesos ao desequilíbrio imposto pela Apple ao mercado de mídia".
Na média, a fabricante americana cobra 30% de comissão sobre os aplicativos vendidos em sua loja. O resto vai para o desenvolvedor.
Em março, a ANJ e a Aner apoiaram a Enpa (Associação Europeia de Editores de Jornais) contra essa prática da Apple. Segundo as associações, não é possível haver equilíbrio financeiro com retenção de 30% do valor no ato de cada venda.
Por isso, ANJ e Aner propõem que o governo federal imponha compromissos à Apple via Foxconn.
Um deles seria o fim da intermediação obrigatória da Apple Store. Caso a venda ocorra pela loja, as condições teriam de ser sempre iguais à mais favorável entre as existentes em outros países.
As associações também querem o fim do bloqueio da Apple à base de clientes.
A Apple não se manifesta sobre o assunto.


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