São Paulo, sábado, 02 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

cifras & letras

CRÍTICA INVESTIMENTOS

Livro descreve sistemas que livram investidor da emoção

"Trading Systems" automatizam operações de compra e venda de ações

EPAMINONDAS NETO
DE SÃO PAULO

A tecnologia pode ser uma boa aliada do investidor, além da acessibilidade permitida pelos já conhecidos "home brokers".
Apresentar esses recursos -sistemas mecânicos para operar no mercado- é justamente o objetivo do livro "Operando com Trading Systems na Bolsa de Valores", de Rivadavila Malheiros, com lançamento previsto para agosto.
A obra tem pelo menos dois méritos. Primeiro, preenche uma lacuna da quase inexistente bibliografia em português sobre esse assunto.
Segundo, é razoavelmente didática mesmo para o investidor casual, embora o real público-alvo seja o aplicador mais experiente e sofisticado, de preferência que não se assuste com termos como "expectativa matemática", "estocástico lento" ou "Bandas de Bollinger".
Como assinala o autor logo na introdução, "o medo e a ganância são (...) inerentes ao ser humano e eliminá-los por completo é pura utopia".
A ideia por trás desses sistemas automatizados, portanto, é "reduzir o improviso e os efeitos das emoções sobre as operações", reconhecidamente os principais destruidores de patrimônio no mercado financeiro.
Dessa forma, boa parte da obra é dedicada a descrever rotinas automáticas para entrar e sair do mercado, por meio da fixação de parâmetros para que o computador, a partir de uma plataforma de negociação ligada à Bolsa, dispare ordens tanto de venda quanto de compra.
Cada modelo de investimento é testado com o uso de preços reais de ações e comparado com a prática mais simples do "buy & hold" (comprar e manter).
O livro também é quase um manual de análise técnica, a escola de mercado que vai fundamentar os modelos para definir os pontos de "entrada" e "saída" da Bolsa.

RESULTADOS
O leitor talvez se surpreenda ao verificar que, em várias ocasiões, a operação de "comprar e manter" apresenta resultados tão ou mais satisfatórios que os recursos complexos descritos no livro.
Em uma das operações citadas, usando as ações preferenciais das Lojas Americanas, a sistemática testada gerou um total de 319 operações automatizadas, com um índice de acerto de 53,8%, e um retorno líquido de 238,92% entre os meses de janeiro de 2004 até novembro de 2010.
No mesmo período, uma operação "buy & hold" com o mesmo capital aplicado teria apresentado um retorno de 488,4%.
Mas o autor defende o método mais sofisticado ao reforçar que o investidor pode melhorar seus ganhos tendo uma posição mais ativa, ao se desfazer (ainda que temporariamente) de um papel que estagnou para buscar alternativas mais rentáveis, inclusive na renda fixa.
"É importante entender que não é necessário acertar todas as vezes e nem mesmo comprar na mínima histórica e liquidar a posição no topo dos topos (esse tipo de cenário é uma exceção ao que acontece no dia a dia)", diz Malheiros.
"A prosperidade na renda variável é obtida com a sucessão de operações vencedoras que ao longo do tempo superam os resultados negativos, mas isso só é adquirido mediante um método que minimize as perdas e maximize os ganhos", afirma.

OPERANDO COM TRADING SYSTEMS NA BOLSA DE VALORES

AUTOR Rivadavila S. Malheiros
EDITORA Évora
QUANTO R$ 49,90 (220 págs.)
AVALIAÇÃO Bom


Texto Anterior: Cotações/Ontem
Próximo Texto: Lançamentos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.