São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

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Casas Bahia mantêm posto de maior anunciante do país

Empresa investe R$ 3,1 bi em anúncios; receita total dos investimentos em publicidade aumenta 19% em 2010

GUILHERME CHAMMAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pelo segundo ano consecutivo, as Casas Bahia ocupam a posição de maior anunciante do país, segundo dados do Ibope Monitor.
No ano passado, a empresa investiu R$ 3,1 bilhões em anúncios, um crescimento de 1,2% ante 2009.
O segundo lugar da lista foi mantido pela Unilever, e o terceiro posto ficou com a Hyundai Caoa, que em 2009 ocupava apenas a quinta posição no ranking dos maiores anunciantes.
Outras companhias que tiveram evolução significativa em 2010 foram a Reckitt Benckiser, que saltou do 16º para o 8º lugar, e a Procter & Gamble, que foi da 24ª para a 9ª posição.
Já a Hypermarcas, que em 2009 era a 8ª empresa que mais investia em publicidade, caiu para a 22ª posição.

FATURAMENTO
Com o consumo aquecido, o faturamento do mercado publicitário como um todo cresceu 19% em 2010, para R$ 76,3 bilhões.
Esse percentual está acima do crescimento de 2009, de 7%, mas abaixo dos 21% observados em 2008.
Das 30 empresas que mais fizeram anúncios no ano passado, apenas 5 investiram menos que em 2009.
Por setor, o comércio varejista é o que mais investe (22% do total), seguido pela área de veículos, peças e acessórios (9%) e por serviços ao consumidor (9%).
São computados pelo Ibope os anúncios veiculados nas seguintes mídias: televisão aberta e por assinatura, jornal, internet, rádio, revista, cinema e outdoor e mobiliário urbano.
O cálculo é feito de acordo com tabela de preços dos veículos, sem a projeção de descontos ou negociações.
Entre as mídias, a TV deteve a maior parte dos anúncios, com 53% do total.
Em seguida ficou o jornal, com 21% do total da receita, a revista e a TV por assinatura (8% cada uma ) e a internet e o rádio (4% cada um).


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