São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2011

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Jobs volta e lança iPad 2, 33% mais fino

Mais rápido e leve, mantendo o preço nos EUA, tablet traz duas câmeras; não há data para chegada do produto no Brasil

Tela e bateria são as mesmas, mas novo processador permite mais velocidade em gráficos e games


RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Mesmo em licença para tratamento de saúde, Steve Jobs, comandante em chefe da Apple, ocupou ontem o palco do Yerba Buena Center for the Arts, em San Francisco, para apresentar sua nova criação, o sucessor do iPad, que apresentou como um aparelho "pós-computador".
Macérrimo, com calças folgadas e sua tradicional camiseta preta de gola rolê dançando no corpo, Jobs disse que, apesar de sua licença, não poderia deixar de participar do evento, pois investira muito no desenvolvimento desse produto.
O iPad 2 é mais rápido, mais fino e mais leve do que o atual modelo, mas chega ao mercado norte-americano na sexta-feira da próxima semana pelo mesmo preço básico: US$ 499. Há seis modelos, que se diferenciam pela capacidade de armazenamento de dados (16 Gbytes, 32 Gbytes ou 64 Gbytes) e de acesso à internet (apenas Wi-Fi ou Wi-Fi e 3G).
Uma semana mais tarde, no dia 25, o iPad 2 começará a ser vendido em outros 26 países. Austrália, Japão, Portugal, Espanha, França e Alemanha são alguns deles. Da América Latina, apenas o México está na lista divulgada ontem. A gerente de relações públicas da Apple para a América Latina, Christina Caballero, disse não ter conhecimento de qualquer previsão de data para o lançamento do iPad 2 no Brasil.
O aparelho é uma espécie de resposta da Apple à tentativa da indústria de acompanhar a empresa no terreno dos tablets. No ano passado, o iPad chegou como uma nova categoria de produto -ainda que o conceito de tablet seja antigo- e gerou fortunas para a empresa.
Foram cerca de 15 milhões de unidades vendidas em apenas nove meses no mercado, gerando receita de mais de US$ 9,5 bilhões, representando mais de 12% das vendas totais da companhia.
Um dos fatores que alavancaram a venda do equipamento foi a disponibilidade de programas especialmente criados para serem usados no tablet. Há 65 mil aplicações desenvolvidas para o iPad, que também pode executar praticamente todos os mais de 350 mil aplicativos disponíveis na App Store, a loja on-line de aplicativos da Apple.
Com o iPad 2, a empresa busca resolver alguns dos problemas apontados na primeira versão, a começar pela falta de câmeras: o novo modelo traz duas delas, uma na frente, para videoconferências e ligações telefônicas com vídeo, e outra nas costas, para gravação de vídeos. A câmera frontal tem baixa resolução (padrão VGA) e a de trás, alta, mas não a chamada alta definição plena (Full HD).
O coração do aparelho é um novo processador, o A5, de dois núcleos, que oferece, segundo Steve Jobs, o dobro da velocidade de processamento e nove vezes mais rapidez no tratamento de gráficos -um recurso importante para a execução de games.
O iPad é 33% mais fino que o modelo atual (é mais fino do que o iPhone 4) e um pouquinho mais leve (redução de 15% no peso, diz a empresa), mantendo a tela de 9,7 polegadas e também mantendo a capacidade de bateria: carga para dez horas de trabalho.

O jornalista RODOLFO LUCENA viaja a convite da CLM e da Webtrends


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