São Paulo, sexta-feira, 03 de setembro de 2010

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MERCADO ABERTO

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Multinacional investe US$ 200 milhões no Brasil

A General Electric estuda instalar no Brasil um centro de treinamento.
O investimento de cerca de US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 87 milhões) vem se somar aos US$ 150 milhões já anunciados para a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no país, o quinto da companhia no mundo.
A ideia é que a unidade de treinamento fique ao lado do centro de pesquisa. A localização, porém, ainda não foi divulgada. As cidades de São José dos Campos (SP), Campinas (SP), São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MG) estão na disputa.
O presidente da multinacional no Brasil, João Geraldo Ferreira, decidiu esperar o fim do período eleitoral para anunciar o município eleito.
"Ainda não temos a decisão 100% acertada", diz.
"A divulgar o nome da cidade escolhida entre o primeiro e o segundo turnos, preferimos esperar passar o momento político para que o anúncio não seja visto como algo que possa beneficiar um ou outro candidato."
O centro de treinamento receberá tanto empregados da GE quanto de empresas clientes da gigante norte-americana.
"Às vezes, quando se trata de equipamento inovador, é preciso treinar o pessoal da empresa compradora", conta Ferreira. "Para isso, os funcionários têm de ser enviados ao centro nos EUA."
Com o investimento de cerca de US$ 200 milhões, a companhia fundada nos EUA por Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, festeja 90 anos no Brasil.

Pernambuco e Rio são destaque da indústria têxtil em julho

As indústrias têxteis de Pernambuco e do Rio de Janeiro foram as que tiveram o melhor desempenho do setor em julho. O aumento da produção foi de 14,7% e de 11,6%, respectivamente, na comparação com julho de 2009, segundo o IBGE.
"Esses Estados foram os que mais sofreram com a crise no ano passado e agora mostram recuperação", diz Haroldo Silva, economista-chefe da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
A indústria têxtil de Pernambuco é tradicionalmente exportadora e, com a crise, as principais regiões compradoras, como EUA e União Europeia, diminuíram as encomendas, o que provocou queda da produção.
Já a indústria do Ceará apresentou retração de 5,7% em julho sobre igual mês de 2009. "A produção cearense, que é basicamente formada por fibras naturais, sofre com o aumento do preço do algodão", afirma Silva.

APETITE

O setor de alimentos, bebidas e fumo foi o segmento que registrou o maior número de transações no país, desde o começo do Plano Real, em 1994.
Foram 603 fusões e aquisições entre empresas deste setor, contra 553 de tecnologia da informação e 364 de telecomunicações e mídia, segundo acompanhamento da KPMG.
No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 17 transações no setor. Os últimos dois anos registrarem queda, devido à crise.

Viagem Num grupo de 200 das mil maiores empresas do país, cada uma gastou em média R$ 2,75 milhões em viagens corporativas em 2009, segundo análise da Fran6, que será divulgada no Fórum Alatur, dia 13, em SP. A maior fatia das despesas foi compra de passagens aéreas (R$ 1,3 milhão) e hospedagem (R$ 900 mil).

Internacional A Axia Value Chain, consultoria brasileira com sede em São Paulo, prepara expansão para os Estados Unidos. Vai abrir um escritório próprio em Atlanta. A empresa participa hoje de processos de qualificação para prestar consultoria de gestão a sete grandes companhias norte-americanas.

FARMÁCIA CHEIA

A partir deste mês, a capacidade da farmacêutica EMS atingirá 480 milhões de unidades por ano, ante os 360 milhões que produzia.
Impulsionada pelo aquecimento no segmento de genéricos, a empresa também expande os investimentos para pesquisa e desenvolvimento, que equivalem a 6% do faturamento anual, segundo Luiz Borgonovi, presidente da companhia.
"Vamos trazer novas tecnologias ao país, a partir de negócios com Cuba e China, que estão se fortalecendo", afirma Waldir Eschberger Jr, vice-presidente.
A brasileira fechou recentemente acordos com as cubanas Heber Biotec e Quimefa e com o laboratório chinês Shanghai Biomabs. De janeiro a julho, o faturamento foi de R$ 1,8 bilhão, alta de 35% ante igual período de 2009. A empresa vendeu 128 milhões de unidades no primeiro semestre, crescimento de 26%.

DE OLHO NO PÓDIO

A BM (Brazilian Mortgages Companhia Hipotecária) alcançou o posto de oitava instituição de crédito imobiliário do Brasil, segundo ranking do Banco Central.
A empresa fechou agosto com R$ 40 milhões negociados. O foco atual da companhia é a BM Sua Casa, de varejo, que possui 31 lojas e deve fechar o ano com 60.
O ganho de posição se deve, segundo a financeira, à aproximação com o público a partir da abertura de lojas em ruas e shoppings centers, além do refinanciamento, que responde por 70% da produção da empresa.


com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e FLÁVIA MARCONDES


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