São Paulo, sexta-feira, 03 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

commodities

Minas anuncia descoberta de gás natural

Combustível foi encontrado no vale do rio São Francisco por consórcio formado pela Orteng e pela Codemig

Só em 2 meses o volume de gás será conhecido; segundo governador mineiro, jazida é de "grande dimensão"

RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

O governo de Minas anunciou ontem a descoberta inédita de gás no Estado.
O combustível foi encontrado em Morada Nova de Minas, na bacia do vale do rio São Francisco e a 280 km de Belo Horizonte.
O gás foi descoberto pelo consórcio operado pela Orteng Equipamentos e Sistemas, que detém 30% da sociedade. A empresa é comandada por Robson Andrade, eleito para a presidência da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Integram o consórcio ainda a estatal Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas), com 49%, a Delp Engenharia (11%) e a Imetame (10%).
Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), há outros 38 blocos na bacia, com suspeitas de gás desde os anos 1960.
O volume de gás só será conhecido em 60 dias, após mais perfurações e testes. Por enquanto, foram perfurados 1.500 metros. Pretende-se chegar a 2.500 metros.
O gás, segundo o anúncio, foi encontrado no último dia 27 e a ANP foi notificada no dia 30. De acordo com o governador mineiro, Antonio Anastasia (PSDB), a jazida é de "grande dimensão e de valor comercial".
A partir do volume, o consórcio vai realizar um projeto de exploração comercial, com previsão de início em 2011. Foram investidos R$ 12 milhões em pesquisas no bloco desde 2006, quando o consórcio assumiu a área.
A construção de um gasoduto dependerá ainda da quantidade de gás no bloco e se há o combustível nas outras unidades.

CANDIDATO
Apesar de ainda não haver um volume definido de gás no local, Anastasia, candidato à reeleição, chamou a descoberta de "redenção econômica" para Minas e disse que a data do achado "ficará gravada na história de Minas".
Anastasia também fez uma referência à expressão em latim usada quando um novo papa é escolhido: "Habemus gás em Minas".
Ele comparou a descoberta ao anunciado recentemente pelo empresário Eike Batista, que disse ter encontrado gás no Maranhão.
"Lá, ele teria descoberto meia Bolívia. A outra metade, se Deus quiser, está aqui", afirmou ele.
O presidente da Codemig, Oswaldo Borges, disse que o antecessor de Anastasia, Aécio Neves (PSDB), empenhou-se para que a ANP realizasse rodadas de leilões de gás no local. A agência, no entanto, informou que realizou leilão na área em 2002, antes da gestão de Aécio.


Texto Anterior: Crise e incentivos derrubam carga tributária
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.