São Paulo, segunda-feira, 03 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Transação ultrarrápida chega ao varejo

Corretoras oferecem a clientes serviços executados por máquinas que realizam negócios em tempo reduzido

Operações envolvendo algoritmos representam 8,7% do volume de negócios da Bolsa; nos EUA, equivalem a 70%

TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO

O mundo das transações eletrônicas ultrarrápidas na Bolsa, comandadas pelos robôs pré-programados para identificar oportunidades de ganho de centavos na terceira casa decimal, chegou finalmente ao investidor pessoa física do varejo.
Corretoras e provedores de tecnologia oferecem, a partir de R$ 250 mensais, a possibilidade de qualquer mortal colocar sua inteligência para criar algoritmos (sequência de passos para tomar uma decisão como comprar ou vender uma ação) e programar os robôs para tomar decisões com muito mais agilidade do que o clique do "enter" do "homebroker" de um computador caseiro.
Completamente automatizadas, essas transações são detonadas por supercomputadores que fecham negócios em 50 milissegundos (20ª parte de um segundo), tempo mais do que suficiente para comprar soja no Brasil e vendê-la no mercado de Chicago, nos Estados Unidos, se houver diferença de preço.

VELOCIDADE
Enquanto o "homebroker" fecha, na melhor das hipóteses, uma só transação, os supercomputadores podem fazer 20 negócios diferentes nesse mesmo intervalo de tempo.
Os supercomputadores ficam fisicamente no prédio da BM&FBovespa, que aluga o espaço para corretoras e provedoras de tecnologia, como Robotrader, CMA e SunGard, colocarem seus computadores na porta de entrada dos servidores da Bolsa que executam as transações.
No Brasil, as transações envolvendo algoritmos chegam a 8,7% do volume de negócios da Bolsa, a maior entusiasta. Há dois anos, quando a tecnologia estreou no país, esse índice era inferior a 1%.
Tanto a Bolsa como as corretoras ganham com a enxurrada de ordens que esses computadores disparam.
Nos Estados Unidos, essas transações já chegam a 70% do volume da Bolsa.


Texto Anterior: Mercado Aberto
Próximo Texto: Robôs fazem transação para investidor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.