São Paulo, quinta-feira, 03 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Oi contesta acusação e diz que Embratel reclama de competição

Operadora reconhece problemas de bloqueio, mas diz terem sido isolados e insuficientes para causar danos

DE SÃO PAULO

A Oi informa que bloqueou o uso das operadoras concorrentes somente dos clientes que fizeram o pedido. Segundo o diretor de regulação, Paulo Mattos, esses clientes optaram por aderir ao plano de descontos nas tarifas de chamadas de longa de distância desde que usassem os códigos da Oi.
Ainda segundo ele, muitos clientes preferiram bloquear o acesso de suas linhas às outras operadoras de DDD e DDI porque, se elas fossem utilizadas, a tarifação passaria a ser cheia (sem desconto). Em empresas, por exemplo, seria impossível controlar esses acessos e, por isso, o bloqueio seria a melhor alternativa para usufruir de descontos.
"A fidelização é uma prática normal no mercado", diz Mattos. "Não há nada de errado, tanto que esse plano foi aprovado pela Anatel." Para ele, a Embratel reclama porque o mercado está cada vez mais competitivo. De fato, a operadora -que pertence ao bilionário mexicano Carlos Slim- perdeu demais para as entrantes. A Embratel, que chegou a ter mais de 80% desse mercado (em minutos), antes da abertura do mercado, só tem 26%. A TIM agora é líder, com 46,8%, e a Oi passou de 33,8%, em 2007, para 13,7%, em 2011.

FALHA EM CENTRAL
Mattos informa ainda que, após a reclamação da Embratel, foi detectado um problema em centrais da Oi que se recusaram a desbloquear linhas a pedido dos clientes.
É possível que eles tivessem aderido ao "DDD ilimitado 21" da Embratel. "Foi um erro que já está corrigido." Mattos não revelou o número de linhas bloqueadas, mas disse que ter sido insuficiente para gerar as perdas que a Embratel afirmou ter registrado. "É um exagero", disse. (JW E MPA)


Texto Anterior: Oi bloqueia DDD via Embratel e Anatel intervém
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.