São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Ilustrador acusa Havaianas de plagiar os seus desenhos

FELIPE CARUSO
DO RIO

O ilustrador Filipe Jardim enviou ontem notificação extrajudicial à Alpargatas e à AlmapBBDO, empresa de publicidade responsável pela nova campanha das Havaianas Spirit, pedindo indenização pelo uso do seu traço característico.
Para Jardim, os desenhos utilizados são "obviamente" baseados em seu trabalho.
"É gritante a utilização do meu estilo. Num momento da carreira que sou procurado por grandes clientes, eu me vejo absolutamente ludibriado", diz. Jardim já fez trabalhos para Hermès, Louis Vuitton e Tiffany & Co.
Procurada, a Alpargatas não respondeu à Folha até o fechamento desta edição.
"A Almap não ia assinar algo que achasse que fosse cópia de qualquer ilustrador", disse Fabio Girardi, diretor de arte responsável pela campanha.
Os advogados do ilustrador disseram que, além da indenização "no valor correspondente ao abalo da sua reputação", foi pedida a retirada da campanha da mídia e a publicação de retratação informando que os desenhos não são de Jardim.
O ilustrador conta que foi contatado há três meses para fazer o trabalho. A AlmapBBDO teria acabado com a negociação porque ele já tinha trabalhado para uma empresa de calçados em 2010.


Texto Anterior: Governo reduz ainda mais juros do trem-bala
Próximo Texto: Ibama marca audiências para debater hidrelétrica Teles Pires
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.