São Paulo, sábado, 05 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Fundador do Pirate Bay diz que Lula lhe ofereceu refúgio

DIÓGENES MUNIZ
ENVIADO ESPECIAL A HANNOVER

O fundador do site Pirate Bay Peter Sunde afirmou, ontem, que recebeu convite do ex-presidente Lula para ficar no Brasil caso tivesse "problemas", já que o país não possui tratado de extradição com a Suécia.
Sunde foi condenado a oito meses de prisão por uma corte de seu país, no maior processo envolvendo compartilhamento de arquivos da história da Europa. Ele recorre em liberdade.
O sueco revelou o suposto convite durante uma apresentação na maior feira de tecnologia do mundo, a Cebit 2011, que termina hoje, em Hannover, na Alemanha.
Na palestra, Sunde prestou homenagem ao político brasileiro e mostrou, em um telão, uma foto em que aparece com Lula.
"Esse é o presidente Lula da Silva, do Brasil, ele é um cara bem legal. Ele disse que eu poderia ir [para o Brasil] quando estivesse com problemas. "Peter, nós não temos tratado de extradição com a Suécia", ele me disse, e desde então eu amo o Brasil", narrou, arrancando risadas da plateia.
Os dois se encontraram durante o 10º Fisl (Fórum Internacional do Software Livre), em Porto Alegre, em junho de 2009.
A Presidência da República e o Itamaraty, por meio de suas assessorias, informaram que não se pronunciariam. A reportagem também procurou a assessora de Lula na Presidência, Clara Ant, que disse que ele não falaria.

PIRATA
Fundado em 2003, o site Pirate Bay viabiliza a troca de conteúdo, legal ou ilegal, utilizando a tecnologia de "torrent" (que procura e reúne pedaços de arquivo de um filme ou de música).
No fim do ano passado, uma corte de apelação sueca reafirmou um veredicto contrário aos três criadores do serviço, com algumas mudanças na pena.

O jornalista DIÓGENES MUNIZ viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil.


Texto Anterior: Varejo local predomina na América Latina
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.