São Paulo, sábado, 05 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Amazon vai 'emprestar' livro a cliente com Kindle

Serviço de biblioteca será gratuito aos assinantes Prime da varejista

Empresa firma acordo para comprar das editoras um exemplar a cada vez que emprestar o mesmo título

DO "NEW YORK TIMES"

A Amazon vai oferecer aos seus assinantes do serviço Prime acesso gratuito aos livros disponíveis no acervo da varejista virtual.
O modelo, anunciado ontem, funcionará como uma biblioteca: consumidores que pagam US$ 80 por ano por esse tipo de assinatura poderão "emprestar" um título por mês sem ter de pagar.
O novo modelo, entretanto, vale apenas para os clientes que já possuem o leitor digital da empresa, o Kindle.
A Amazon afirma ter firmado acordo com as editoras para incluir os títulos no novo modelo. A empresa diz também que, em alguns casos, comprometeu-se a comprar um exemplar a cada vez que um dos assinantes "emprestar" o livro no sistema.
Na prática significa que a varejista está comprando livros para oferecê-los de graça aos clientes. A hipótese é que esse seja um esforço para estimular a venda do Kindle.
A medida é similar ao preço estipulado para o recém-lançado tablet da empresa. O anúncio do produto a US$ 199 foi recebido pelo mercado como um passo agressivo da varejista para ganhar mercado.
O preço é considerado inferior aos custos de produção, sinal de que a empresa estaria disposta a abrir mão de receitas num primeiro momento. Para analistas, esse seria o caso também para o serviço das bibliotecas e outras vantagens oferecidas aos clientes Prime.
O serviço de assinatura nasceu como uma forma de oferecer frete gratuito ilimitado para as compras feitas na loja virtual.
Em seguida, a varejista passou a oferecer a esse grupo de clientes vídeos por "streaming" (sem necessidade de download) sem custo adicional.


Texto Anterior: Empresas faturam com aplicativos de paquera via GPS
Próximo Texto: Mídia: Google avança em projeto no setor de TV paga nos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.