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Mercado Aberto
MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br
Indústria de produtos de beleza dita moda para logística no Brasil
A tendência parece ter começado na indústria de cosméticos, como Boticário e
Avon, mas deve se estender
para outros segmentos.
Diante da necessidade de
expandir a produção, empresas têm optado por deslocar
o centro de distribuição para
um local próximo das grandes cidades, onde há concentração de consumidores, em
vez de construir outra fábrica. A área que vaga pode ser
ocupada por novas máquinas e equipamentos.
Um galpão para logística leva apenas seis
meses para ser erguido, bem mais fácil do que
montar uma fábrica.
Foi pensando na logística
que a Avon escolheu Cabreúva (80 km de São Paulo) para
abrigar seu novo centro de
distribuição. O investimento
de US$ 150 milhões deve ser
inaugurado neste ano. Próximo de mercados como a capital e Campinas, o município
tem fácil acesso a rodovias
brasileiras.
O concorrente Boticário,
por sua vez, já inaugurou em
fevereiro seu novo centro, em
Registro (189 km da capital),
a R$ 85 milhões.
Registro fica entre a fábrica em São José dos Pinhais
(PR) e grandes centros consumidores, além de estar perto de estrada.
"Isso mostra um caminho
para empresas de consumo.
Outras companhias, dos segmentos de bebidas e de alimentos, vão seguir essa tendência", diz um grande fornecedor desses setores.
Além da proximidade do
consumidor, as empresas reduzem risco de roubo de cargas nas estradas.
CASA NOVA
Para colocar em prática a nova estratégia
de distribuição da empresa no país, o executivo Manoel Corrêa acaba de assumir a direção-geral da Saint-Gobain Distribuição Brasil, que
detém as bandeiras Telhanorte, Pro Telhanorte e Center Líder.
A companhia começou a instalar um centro de distribuição em Guarulhos (SP) que
substituirá o de Jundiaí (SP). "O próximo passo é ampliar a presença no mercado brasileiro, uma vez que a Telhanorte está em São
Paulo, Minas e Paraná", diz Corrêa, há 25
anos no grupo Saint-Gobain. O novo diretor-geral não declara para quais Estados a
empresa pretende expandir.
O grupo planeja ampliar também o volume de investimentos no Brasil. Com 41 lojas, a Saint-Gobain Distribuição Brasil concluiu no ano passado a incorporação da
bandeira Center Líder.
Nova rota 1 O momento de
indefinição do mercado europeu não afetou o interesse pelas oportunidades de investimento no Brasil, principalmente nas áreas de energia, petróleo e infraestrutura. É o que
concluiu seminário do Bradesco BBI, em Londres, na terça e
na quarta-feira passadas, com
mais de 70 gestores globais,
que administram patrimônio
superior a US$ 3 trilhões.
Nova rota 2 "Ficou claro
que o volume de investimentos
programado pelas empresas
brasileiras é um diferencial
neste momento", disse o diretor-gerente do BBI, Luiz Galvão. O total de investimentos
deve superar US$ 540 bilhões
nos próximos dez anos nas
áreas de óleo e gás, energia elétrica e energias renováveis, segundo Maurício Tolmasquim,
presidente da EPE.
O QUE ESTOU LENDO
Reprodução
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Bernard Mencier,
consultor e
ex-presidente
do BNP Paribas
O executivo aproveita o
tempo livre para ler "Winston Churchill", de François
Kersaudy, em francês.
"Uma visão mais independente do grande homem
que foi Churchill." Também fazem parte de sua biblioteca "Nova Antologia
Poética", de Afonso Félix
de Sousa, e obra do embaixador Rubens Barbosa sobre o Mercosul.
CAIXEIRO-VIAJANTE
Antonio Carlos Guimarães, presidente da Syngenta Proteção
de Cultivos América Latina
À frente da Syngenta, Antonio Carlos Guimarães faz
cerca de cinco viagens internacionais por mês. Chega a
ficar apenas um dia em seus
destinos. Nas últimas semanas, sua maior estadia foi de
três dias, no Peru, onde assumiu a presidência de uma
entidade do setor. Seguiu
também para Colômbia, Nova York e Canadá. Voltou a
Carolina do Norte (EUA) e
foi a Buenos Aires. A cada
três semanas, vai à Suíça,
sede da empresa. Como viajante, a dica de Guimarães é
fazer logo o check-in, ir para
o restaurante no próprio aeroporto e fazer uma refeição
antes de embarcar.
"Se eu não perco tempo
para jantar no avião, posso
dormir e descansar mais."
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e FLÁVIA MARCONDES
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