São Paulo, domingo, 06 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usineiros veem entrave para viabilizar projeto

DE SÃO PAULO

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) diz que o custo da energia elétrica será o grande problema para viabilizar o carro elétrico no Brasil. Hoje, o país já recorre à geração termelétrica a gás natural para garantir o abastecimento. O custo dessa energia não é modesto.
Em 2009, os brasileiros tiveram de pagar R$ 2,3 bilhões em encargo gerado pela necessidade de acionamento das térmicas a gás.
Foi a solução emergencial do governo para evitar o risco de um apagão. Com a geração térmica, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) pôde economizar água nos reservatórios e cruzar o período seco em 2008.
Para a Unica, o veículo elétrico exigirá do país um novo arranjo para o setor elétrico. Hoje, o governo projeta crescimento de 5,1% na demanda por energia elétrica.
Com o carro elétrico, essa demanda seria muito maior. Pelo atual ritmo de expansão do parque gerador brasileiro, haveria problemas. (AB)


Texto Anterior: Carro elétrico pode demorar dez anos
Próximo Texto: Análise: Tecnologia é mais eficiente, e energia tem custo menor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.