São Paulo, quarta-feira, 06 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mau tempo afeta qualidade da cana em SP

Safra da matéria-prima em Ribeirão Preto tem características piores que as previstas

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Na principal região produtora do país, a qualidade da cana-de-açúcar está abaixo da previsão para a safra. A média de ATR (Açúcar Total Recuperável) na maior cooperativa do país, a Copercana, está em 140 kg por tonelada na região de Ribeirão Preto, 6,67% abaixo da média histórica, de 150 kg.
O ATR é a matéria-prima para a produção do etanol, com impacto direto no preço ao consumidor. Segundo o assessor técnico da Copercana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), Oswaldo Alonso, a qualidade da cana foi atingida, principalmente, por condições climáticas que afetaram seu desenvolvimento.
Um dos sinais pode ser visto nos canaviais da região. A cana está formada com pontas que surgem acima do gomo da planta e impedem seu crescimento pleno.
"Na região, a ponta está maior que a cana. Isso foi causado por causa do excesso de chuvas no começo do ano e da pouca luminosidade. Agora, esperamos que a cana se recupere e aumente a concentração de açúcar, mas é difícil", disse Alonso. A expectativa é que o ATR para o final da safra esteja em 138 kg por tonelada de cana. A Copercana tem 2.500 cooperados, que devem produzir nesta safra 10,5 milhões de toneladas de cana.
Já entre os produtores do Centro-Sul, a quantidade de ATR atingiu 130,84 kg por tonelada de cana na primeira quinzena de junho, de acordo com a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). O resultado foi 2,67 kg inferior ao obtido no mesmo período de 2010.
Já no acumulado desta safra, a concentração de ATR apresenta uma queda de 2,97%, com 120,04 kg por tonelada de cana processada entre as usinas.


Texto Anterior: Commodities:
Com pré-sal, Santos dá salto de produção

Próximo Texto: Apetite de investidor por commodities cai, e saída de recursos sobe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.