São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

VAIVÉM

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Renda maior permitirá que o setor de cana renove canaviais no próximo ano

O setor sucroenergético vive um momento de recuperação de preços e de margens, tanto na parte agrícola como na industrial.
Esse cenário de rentabilidade foi desenhado devido a uma demanda forte por açúcar, que elevou os preços externos para os maiores patamares dos últimos 30 anos.
Ao contrário do que ocorreu nos últimos dois anos, o setor agora terá a chance de buscar a renovação dos canaviais, prática abandonada no período de preços baixos e de perda de margem.
Antônio de Padua Rodrigues, diretor da Unica, diz que essa renovação é importante porque 54% dos canaviais são de quarto, quinto ou mais cortes. A renovação é necessária para que o setor aumente a oferta em 2012.
"A oferta em 2011 já está praticamente definida e não ficará muito diferente da atual", diz Padua.
O diretor da Unica acredita que o setor necessita de reposição na oferta de cana porque deverá ser iniciada uma retomada de investimentos dos projetos que começaram em 2007 e em 2008.
Além disso, a demanda interna por álcool continuará forte com a entrada de mais carros flex no mercado. "Tudo isso exigirá mais cana."
Na avaliação de Padua, essa renovação trará um salto não só na quantidade de matéria-prima à disposição das usinas, mas também na qualidade do produto. O avanço tecnológico colocou variedades melhores e com produtividade maior à disposição dos produtores, segundo ele.

Avanço O plantio de soja avançou para 42% no país nesta semana. Apesar de estar acima dos 29% da semana anterior, esse percentual fica abaixo dos 47% de igual período de 2009. Os dados são da AgRural.

Mato Grosso O plantio no principal Estado produtor é de 49%, abaixo dos 74% de há um ano. A área total a ser semeada no país será de 24 milhões de hectares, com produção de 69,7 milhões de toneladas, estima a AgRural.

Arroz O plantio de arroz atingiu 978 mil hectares no Rio Grande do Sul, 85% da área a ser destinada ao produto. Os dados são do Irga, que prevê plantio de 1,15 milhão de hectares.

Não cai A arroba de boi continua subindo e esteve em R$ 116 ontem, conforme média ponderada do Cepea.

Semana de altas As commodities agrícolas terminam a semana com forte elevação. O algodão acumulou 14%; o açúcar, 9%; a soja, 4%.

Preço e atraso no plantio de soja elevam área de algodão

Preços recordes nos mercados externo e interno e atraso no plantio da soja vão elevar a área de plantio do algodão em 28% no Estado de Mato Grosso.
Conforme dados divulgados ontem pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), os produtores do Estado semearão 535 mil hectares na safra 2010/11 (419 mil na anterior).
Os preços internacionais do algodão voltaram a subir ontem em Nova York. O primeiro contrato fechou a US$ 1,42 por libra-peso (454 gramas), 111% mais do que o preço em novembro de 2009.

Com KARLA DOMINGUES


Texto Anterior: Análise/Agronegócio: Valorizar o agro é o melhor investimento do novo governo
Próximo Texto: Roberto Rodrigues: In-segurança alimentar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.