São Paulo, sexta-feira, 07 de janeiro de 2011 |
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Mercado Aberto MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br Internet móvel atinge 21 mi de celulares no país O uso de internet móvel alcançou aproximadamente 11% dos celulares no Brasil. A tecnologia 3G, que permite o acesso à internet por meio do telefone, atingiu 21 milhões de aparelhos no ano passado, segundo estimativas da 4G Americas, associação de provedores de serviços e fabricantes do setor. No Brasil há cerca de 200 milhões de telefones celulares atualmente, de acordo com a Anatel. "Isso se deve à introdução dos smartphones no mercado e ao uso crescente de ferramentas que necessitam da conexão de internet", diz o diretor da entidade para a América Latina e Caribe, Erasmo Rojas. Na América Latina, 2010 fechou com cerca de 36 milhões de assinaturas de banda larga móvel. O número deve subir para 62 milhões neste ano, de acordo com Rojas. No mercado brasileiro, o volume total deve chegar a 32 milhões neste ano. O aumento deve ser impulsionado pela entrada de um novo concorrente de abrangência nacional no mercado de telefonia móvel, a Nextel, que em dezembro arrematou 11 dos 13 lotes do leilão das últimas faixas de frequência destinadas à tecnologia 3G, a chamada Banda H. O mercado também deve ser aquecido pelo cumprimento da regulação pelas empresas telefônicas que adquiriram faixas de frequência no leilão. Exigiu-se das operadoras que levem internet móvel a municípios que ainda não têm cobertura. Além do Brasil, com alta esperada de 52%, México, Peru e Colômbia devem ter crescimento expressivo de acessos móveis neste ano. Fidelidade... Mais de 40% dos motoristas brasileiros que usam carros híbridos não levam em conta o preço de combustíveis para optar entre gasolina e álcool, de acordo com Cristian Huse e Alberto Salvo, da Stockholm School (Suécia) e da Northwestern University (EUA). ...ao volante Após 2.000 entrevistas, os pesquisadores concluíram que motoristas mais velhos preferem gasolina e os que se dizem preocupados com o ambiente optam pelo álcool. A informação será dada hoje, em reunião anual da American Economic Association, em Denver (EUA). O QUE ESTOU LENDO
Bia Aydar, sócia da agência Semparar A executiva Bia Aydar dedica-se à leitura de "O Mundo Pós-Aniversário" (ed. Intrínseca), de Lionel Shriver. "Adoro essa escritora americana que é colaboradora também do jornal "The Wall Street Journal" e da revista "The Economist'", diz a sócia da agência de comunicação SemParar sobre a autora, que veio à última Festa Literária Internacional de Paraty. Cresce o número de marcas próprias de higiene e saúde Os produtos de higiene e saúde despertaram a atenção das empresas brasileiras no ano passado. O setor foi o que registrou maior aumento de marcas próprias, que são produtos pertencentes à rede de lojas que realiza a venda, segundo a consultoria Nielsen. Seis companhias lançaram "cesta de produtos de higiene e beleza" em 2010. O segundo setor que mais cresceu foi o de bebidas, com quatro novas empresas no ramo das marcas próprias. Hoje, todas as farmácias do Brasil comercializam ao menos um produto com a sua marca, de acordo com a pesquisa da consultoria. No ramo de alimentos, líder em marcas próprias no país, 97% dos supermercados adotam essa estratégia. Nos últimos três anos, 20 empresas retiraram esse tipo de produto das prateleiras. No Brasil, as marcas próprias representam apenas 5% do mercado. Os países que mais se utilizam desse expediente são Suíça, Reino Unido e Alemanha, com 46%, 43% e 32%, respectivamente. Presidência... A procura por presidentes de empresa no ano passado foi o dobro da registrada em 2009. Os dados são da consultoria Fesa, que registrou aumento de 53% no recrutamento de executivos para altas posições. ...vaga Os setores que registraram maior demanda são o financeiro, o de bens de consumo, o energético e o de tecnologia. As funções mais procuradas foram para as áreas de marketing, finanças e recursos humanos. "FROZEN" AQUECIDO Redes de "frozen" iogurte se expandem pelo país. A curitibana Yoguland planeja para este ano aumentar a sua atuação nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Hoje, a empresa possui 21 lojas em operação, sendo 17 delas no Sul, e, até março, mais 19 serão inauguradas pelo país. Na rota, Campo Grande, Cuiabá e Belém. "O nosso objetivo é chegar a cem lojas até o final deste ano", diz Rafael Soares, sócio da Yoguland. A internacionalização também está nos planos. "No segundo semestre, já devemos começar em um país da América do Sul. Os mais cotados são Argentina, Chile e Uruguai." A rede Yoggi, do Rio de Janeiro, pretende fechar 70 novos contratos de franquia neste ano. O foco será o mercado paulista, onde metade das unidades serão abertas. A empresa possui hoje 40 lojas em funcionamento. Com investimento de R$ 3 milhões, a Yoggi vai inaugurar neste semestre uma fábrica em Três Rios (RJ), com capacidade para produzir 300 toneladas por mês. com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION Próximo Texto: Cotações/Ontem Índice | Comunicar Erros |
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