São Paulo, sexta-feira, 07 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Um pouquinho mais de inflação" não traz crescimento, diz Tombini

DE BRASÍLIA

Em sua primeira entrevista como presidente do Banco Central, o economista Alexandre Tombini disse que inflação baixa é condição necessária, embora não seja suficiente, para o crescimento sustentável do país.
"Não há mais credibilidade naquele debate do passado de que um pouquinho mais de inflação traz mais crescimento. Essa troca não existe", afirmou.
Tombini voltou a defender uma redução da meta de inflação para patamares mais próximos do verificado nas economias emergentes.
Disse, no entanto, que primeiro é preciso consolidar a meta atual, de 4,5%. Esse patamar só deve ser alcançado novamente em 2012, pelas previsões do BC.
O novo presidente do BC evitou temas polêmicos, principalmente aqueles que envolvem outras áreas da equipe econômica, como o corte de gastos públicos.
Na sua posse, na segunda-feira, Tombini foi prestigiado por toda a cúpula do Ministério da Fazenda, que viveu momentos de atrito com o BC sob Henrique Meirelles.
Em relação ao dólar, Tombini afirmou que a medida anunciada ontem deve levar os bancos a reduzir suas posições devedoras no mercado de câmbio. Lembrou ainda que uma alta da moeda, como em 2008, poderia causar prejuízos.
"As instituições têm de ter cautela quando assumem compromissos em moeda estrangeira. A posição [dos bancos] estava superdimensionada", afirmou.
Tombini fez também uma avaliação da economia internacional. Afirmou que a recuperação dos países desenvolvidos tem sido mais lenta do que se imaginava.
Além disso, a tentativa de restabelecer a normalidade tem levado à adoção de políticas monetária e fiscal que geram impacto sobre os demais países, como o Brasil.
"É um ambiente que tem apresentado alguns indícios de melhora no período mais recente, mas que certamente ainda será um quadro externo volátil, com o qual o Brasil e o Banco Central terão de lidar", disse Tombini.


Texto Anterior: Reação: BC foi ao "cerne da questão", diz Mantega
Próximo Texto: Foco: Starbucks muda logomarca e causa protesto de clientes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.