São Paulo, sexta-feira, 07 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Avanço da Ásia acelera mudança de poder global

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

O crescimento populacional de mercados emergentes na Ásia vai acelerar transformações no poder econômico global, apontam projeções sobre os dados mundiais que o Birô do Censo dos EUA divulgou na semana passada.
Segundo análises da agência Bloomberg, a China e a Índia, que já têm as maiores populações do mundo, serão também o centro econômico global nas próximas décadas.
O Censo informou que a China, o país mais populoso do mundo, deverá crescer a uma taxa de 0,4% em 2015, enquanto a Índia vai se expandir a 1,2%.
Os EUA, que tiveram em 2010 o crescimento mais baixo desde a década de 1930 (9,7%), chegando a 308,7 milhões de pessoas, continuarão a ter crescimento menor, possivelmente de 1% em 2015.
Mudanças nas populações ajudam a determinar as projeções econômicas por vários motivos. Além do tamanho da força de trabalho produtiva, o envelhecimento (a massa que precisa receber recursos) e a taxa de reposição populacional (para manter a oferta de mão de obra e potencial para inovação) são medidas importantes.
"A não ser que haja grande mudança nos países desenvolvidos, a economia vai se concentrar na China e na Índia na próxima década", disse à Bloomberg Laishram Ladu Singh, do Instituto Internacional de Ciências Populacionais de Mumbai.


Texto Anterior: Análise/Crescimento: Brasil precisa elevar produtividade
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.