São Paulo, segunda-feira, 07 de março de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Por mão de obra barata, Foxconn se expande no interior da China

Com escassez de operários e aumento de salários nas regiões costeiras, gigante da fabricação de eletrônicos remaneja produção

KATHRIN HILLE
DO "FINANCIAL TIMES"

A Foxconn Technology transformará seu complexo de produção no sul da China em um centro de engenharia e transferirá 200 mil postos de trabalho às províncias do interior do país, onde a mão de obra é mais barata.
A iniciativa representa um novo sinal de que os dias da região como um polo de produção industrial de baixo custo estão contados.
A maior fabricante terceirizada mundial de eletrônicos tem um milhão de funcionários na China. Cerca de metade dessa força de trabalho está vinculada a dois grandes complexos fabris em Shenzhen, perto de Hong Kong.
"Shenzhen provavelmente será nosso principal polo na China por bastante tempo ainda", disse Louis Woo, assistente especial de Terry Gou, o presidente do conselho da Foxconn.
"Mas o objetivo é no futuro transferir toda a produção em massa ali realizada a outros lugares. Faremos de Shenzhen uma central de engenharia, na qual será realizada apenas a produção de projetos-piloto."
A Foxconn, subsidiária da Hon Hai, de Taiwan, começou a transferir unidades para regiões chinesas menos desenvolvidas em 2010, depois de uma série de suicídios entre os funcionários das fábricas em Shenzhen.
A empresa respondeu à crise com um aumento de salários, tendência que ganhou força depois de greves em diversas fábricas da Honda.
Woo declarou que o número de funcionários da Foxconn em Shenzhen cairia a menos de 300 mil, no futuro.
A decisão da empresa de reinventar suas fábricas de Shenzhen como "centrais de engenharia" simboliza a transferência mais ampla de processos industriais de baixa sofisticação, das zonas industriais costeiras com custos relativamente altos, para o interior mais barato.
Da mesma forma que a maioria dos demais fabricantes terceirizados, ela já executa pesquisa e design de hardware por encomenda de seus clientes multinacionais.
Devido ao grande volume de componentes e aos processos de produção complicados, o estabelecimento da nova fábrica da Foxconn costuma atrair dezenas de fábricas de empresas menores.
A Foxconn também constrói fábricas em Henan e Sichuan, duas das mais populosas províncias chinesas e origem da maioria dos trabalhadores migrantes que se transferiram à região costeira para trabalhar em centros de exportação como Shenzhen.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.