São Paulo, sábado, 07 de maio de 2011

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MÍDIA

Jornal para tablet "Daily" gera perda de US$ 10 mi desde fevereiro

DE NOVA YORK - O "Daily", o jornal exclusivo para iPad lançado em fevereiro deste ano, gerou um prejuízo de US$ 10 milhões para o seu dono, a News Corp., do australiano Rupert Murdoch.
Essa perda está associada ao investimento inicial na publicação e porque, no primeiro mês, o seu conteúdo era gratuito, ou seja, ninguém era obrigado a pagar para ter acesso.
"Está realmente no começo", disse Chase Carey, presidente da News Corp.
"Faz pouco mais de um mês que ele passou a ser pago", afirmou.
Segundo ele, o aplicativo do "Daily" para o tablet da Apple é um dos mais baixados no segmento de notícias -teriam sido aproximadamente 800 mil downloads desde o seu lançamento.
"É um trabalho em andamento, estamos testando a tecnologia, aprimorando o conteúdo -o mercado de tablets ainda está na sua infância", afirmou Carey em conversa com analistas.
A previsão da empresa, na época do lançamento, era a de que os investimentos no jornal digital consumissem US$ 30 milhões até o final deste trimestre.
Questionado sobre o número de assinantes do "Daily", Carey disse que a companhia não pretende divulgar esses dados no momento.
Ainda assim, especialistas em mídia estão reticentes com o sucesso do jornal, o primeiro exclusivo para tablets, já que até o momento ele não fez muito "barulho".
Para Ken Doctor, consultor do setor de mídia, o modelo de negócios de jornalismo para tablets ainda é imaturo.
Mas ele prevê que o cenário vá começar a melhorar a partir de 2012, à medida que mais consumidores adquiram os aparelhos.


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