São Paulo, terça-feira, 07 de junho de 2011

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Apple lança "nuvem" que guarda música, fotos e arquivos

Como no Gmail, arquivos podem ser acessados do celular ao iPad; serviço será grátis, com capacidade para 5 Gbytes

Companhia faz acordo com gravadoras; por US$ 24,99 ao ano, iCloud dará acesso até a canção pirateada

Marcio José Sanchez/Associated Press
Steve Jobs, mais magro e com o tradicional jeans, apresenta o iCloud em San Francisco

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

Um Steve Jobs ainda mais magro apresentou ontem o iCloud, o novo serviço da Apple que armazena arquivos (músicas e fotos, por exemplo) e permite o acesso deles do computador ou de um aparelho móvel, como o iPhone ou o iPad.
O presidente-executivo fez uma rara aparição pública desde que saiu de licença médica, em janeiro, para mostrar o serviço que, promete, vai substituir o computador como eixo principal da vida digital das pessoas.
O iCloud -que está em versão de teste e será lançado oficialmente no outono no hemisfério Norte, a partir de setembro- tem capacidade de armazenamento de 5 Gbytes e é grátis.
A Apple não deu detalhes de como o serviço funcionará fora dos EUA.
O usuário poderá acessar e alterar seus arquivos no iPad, no iPhone, no iPod Touch, no Mac ou no PC sem precisar transferi-los manualmente de um aparelho para outros -eles ficarão armazenados nos servidores da Apple e acessíveis on-line.
"Isso tudo acontece automaticamente, sem que seja necessário aprender alguma coisa nova", disse Jobs, que no início do evento em San Francisco foi apresentado ao som de "I Got You (I Feel Good)", de James Brown.
A Apple não revela qual o motivo para a licença do seu presidente-executivo.
A principal diferença em relação aos serviços oferecidos pelo Google, por exemplo, é que a Apple fechou acordo com grandes gravadoras, o que permite que os usuários consigam ouvir suas músicas de qualquer aparelho com o iCloud -desde que comprados na loja virtual iTunes.
A vantagem, diz Jobs, em uma clara cutucada no Google e na Amazon, é que em minutos o usuário tem as suas músicas disponíveis nos seus aparelhos.
Nos rivais, segundo o executivo, isso leva "semanas". Isso porque, como Google e Amazon -que lançaram no mês passado serviço para armazenar música- não têm acerto com gravadoras, o usuário tem que enviar seus arquivos para os servidores das empresas.
Os arquivos que não foram comprados da Apple -piratas ou baixados do CD para o computador, por exemplo- só poderão ir "para as nuvens" se o usuário assinar o serviço iTunes Match, por US$ 24,99 anuais (R$ 40).
Caso a música não faça parte do acervo da Apple, existe a possibilidade de enviá-la para os servidores da companhia para poder acessá-las em diversos aparelhos.
Segundo o "Wall Street Journal", a Apple vai ficar com 25% dos US$ 24,99 (US$ 6,25), enquanto o restante fica com as gravadoras e com os editores de música.

SISTEMA OPERACIONAL
O iCloud vai ser lançado oficialmente com as novas versões dos sistemas operacionais para Mac e para iPad, iPhone e iPod Touch.
Uma das novidades é que o serviço facilita o acesso ao Twitter e ao Facebook pelos aparelhos móveis.


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