São Paulo, terça-feira, 07 de junho de 2011

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"Educação sem inovação vira burocracia"

Para criar formas de tornar informação mais acessível, Google aposta na retenção de talentos, diz vice-presidente

"Adoro quando eles falam que querem meu emprego", diz Alfred Spector; empregado busca fama e ascensão

GABRIEL BALDOCCHI
ENVIADO ESPECIAL A BOGOTÁ

O vice-presidente de Pesquisa e Iniciativas Especiais do Google, Alfred Spector, 54, é um entusiasta da missão da empresa de tornar toda informação acessível.
Atingir essa meta, diz, depende da capacidade de reunir pessoas inovadoras. Spector falou à Folha em Bogotá sobre esse e outros temas.

 
Relevância Fazemos questão de que os sites do Google sejam extremamente úteis para nossos usuários.
Se não formos inovadores, você talvez não queira usar os serviços do Google. Algum outro [site] vai fazer algo criativo.

Lucratividade
Queremos coisas que são ótimas para os usuários e que também nos tragam lucro. Há inúmeras utilidades no uso da tecnologia da computação para a publicidade. Um exemplo é a tradução, que pode ser usada para uma multinacional fazer publicidade global. Eu realmente acredito na utilidade dos nossos produtos. É o que moverá o modelo de negócios do Google.

Fórmula Google
O que nos faz únicos em nossa área é que estamos focados em organizar a informação e torná-la universal e de fácil acesso. Isso é muito apaixonante. É rico de uma perspectiva de oportunidade de inovação.

Velocidade de inovação
A atitude da companhia é: faça as coisas rápido; faça com qualidade e faça rápido. Temos alguns projetos muito difíceis, estamos tentando entender, por exemplo, como a visão humana pode impactar a visão computacional, é um esforço de longo prazo, mas ainda sim trabalhamos com prazos quadrimestrais.

Retenção de talentos
Pessoas muito talentosas têm muitas oportunidades. Talvez o que os mantêm trabalhando para nós é que sabemos disso. Temos que tratá-los com o entendimento de que trabalhar no Google é relação de "ganha-ganha".
Eles têm de crescer na carreira. Alguns querem ficar famosos como grande inovadores, outros querem virar diretores -eu adoro quando eles falam que querem o meu emprego.
É sempre um grande desafio manter talentos, mas é um ótimo desafio e no qual estamos indo muito bem. Somos abençoados com uma boa imagem mundial. Muitas pessoas nos procuram.

Falhas
A maioria dos meus projetos tem de ser bem-sucedida, mas derrotas são aceitáveis. Garanto que isso é a verdade. Há áreas do Google onde é mais fácil falhar do que seria em outros negócios.
Fazemos para os consumidores: se funcionar, ótimo; se não gostarem, tudo bem. Sociedade inovadora Deve haver educação, um modelo de sucesso e um desejo cultural para fazer coisas novas. Educação sem um desejo cultural para inovar redunda em burocracia. Algumas das maiores burocracias do mundo são tocadas por pessoas muito inteligentes.
Acho que isso fez a diferença no Vale do Silício e nos arredores de Tel Aviv.

O jornalista GABRIEL BALDOCCHI viajou a convite do Google.


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