São Paulo, segunda-feira, 07 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O ASSUNTO É QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Curso técnico gratuito vai formar mão de obra para o setor financeiro

DE SÃO PAULO

Na tentativa de profissionalizar mão de obra para o setor financeiro, os bancos nacionais se associaram a uma instituição de ensino estadual para criar um curso de capacitação gratuito na área.
A formação técnica em finanças estará disponível a partir do ano que vem em Etecs (escolas técnicas estaduais) da Grande São Paulo.
No futuro, o Centro Paula Souza -autarquia do governo de São Paulo, parceiro no projeto- prevê criar uma modalidade de ensino a distância.
A ideia é capacitar jovens para ingressar em cargos iniciais em bancos -como os de escriturário e caixa- e na área financeira das empresas.
Só os bancos empregam atualmente quase 500 mil pessoas. A remuneração média do setor é de R$ 2.497.
O currículo tem duração total de um ano e meio, mas a formação se dará por etapas. A cada seis meses, os alunos encerram uma formação, com a possibilidade de ingresso imediato no mercado.
Com um semestre de aulas, os jovens recebem um certificado de auxiliar financeiro. Os estudantes que cursarem um ano terão formação de assistente financeiro. Já o certificado para o curso completo será de técnico em finanças.
As aulas incluem desde conceitos específicos do universo financeiro, como análise de crédito e contabilidade bancária, até disciplinas como técnicas de atendimento e empreendedorismo.
O curso é direcionado a estudantes a partir do segundo ano do ensino médio. O processo de seleção prevê uma prova, que será aplicada em junho. As aulas começam em agosto. Não há ainda uma previsão de vagas.
O convênio entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a autarquia também passará a oferecer aulas de educação financeira aos mais de 200 mil alunos da rede técnica estadual.


Texto Anterior: Bússola: Como funciona o investimento em fundos voltados para a construção?
Próximo Texto: Gustavo Cerbasi: O risco dos imóveis
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.