São Paulo, terça-feira, 07 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

No ano que vem, setor deve exibir crescimento menor

ALEXANDRE ANDRADE
ROBERTA DA VEIGA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A produção nacional de veículos deverá mostrar menor crescimento em 2011.
Enquanto em 2010 deverá ser registrada expansão de 13,6%, com 3,61 milhões de unidades, incluindo automóveis e comerciais leves, caminhões e ônibus, em 2011 contemplamos incremento adicional de 6,5% no indicador, para 3,85 milhões.
Até o mês passado, nossa expectativa era de aumento de 8,1% na produção em 2011. A revisão foi motivada, basicamente, por uma redução no vigor de crescimento das vendas de automóveis e comerciais leves no mercado doméstico no próximo ano.
Alguns fatores deverão limitar a evolução da comercialização de veículos de passeio no mercado interno em 2011, dentre os quais: (i) o aumento esperado nos custos de financiamento dos automóveis e (ii) as maiores exigências a serem feitas pelos bancos na concessão de novos empréstimos.
De acordo com o cenário macroeconômico traçado pela Tendências, o BC voltará a subir juros no primeiro semestre para forçar a convergência dos indicadores de inflação para o centro da meta de 4,5% ao ano.
Somem-se a isso as medidas anunciadas pela autoridade monetária na última sexta, as quais também deverão ter impactos sobre as taxas finais dos financiamentos cobradas pelos bancos.
Além do aumento de custo no financiamento, deverá ser verificado aumento nas exigências por parte das instituições financeiras, em virtude do incremento dos compulsórios e da exigência de capital para operações de crédito com prazo superior a 24 meses.
Essas medidas deverão produzir impacto significativo sobre os prazos de pagamento oferecidos pelos bancos, atuando como um segundo fator importante a desestimular a demanda de crédito da economia em 2011.

ALEXANDRE ANDRADE é mestre em economia pela USP e analista da Tendências Consultoria.

ROBERTA DA VEIGA é analista da Tendências Consultoria.


Texto Anterior: Produção de veículos deve ser 14% superior à de 2009
Próximo Texto: BC inicia alta nos juros em janeiro, diz mercado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.