São Paulo, segunda-feira, 08 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BÚSSOLA

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@grupofolha.com.br / twitter: @folha_mercado

Onde devo aplicar R$ 20 mil entre seis meses e um ano?

RESPOSTA DO PROFESSOR DA FGV WILLIAM EID JUNIOR - Com um prazo tão curto, a opção natural para você é algum produto de renda fixa.
Entre eles, temos títulos do Tesouro Direto, CDBs ou fundos de renda fixa. A escolha vai depender da taxa que você pode obter.
No Tesouro Direto, os títulos mais indicados são os pré-fixados (LTN ou NTN) ou indexados à Selic (LFT) que tenham ganhos similares ao CDI (juro dos bancos, que espelha a Selic).
Cuidado na escolha da instituição financeira que vai intermediar a compra dos títulos e custodiá-los, isto é, guardá-los para você.
As taxas variam bastante. Consulte o site do Tesouro e escolha a instituição com menores custos.
No caso de um CDB, você tem que procurar um banco e negociar. Provavelmente com este valor e este prazo a rentabilidade não será a mesma do Tesouro Direto.
Para que o ganho seja igual ou melhor, o banco deve lhe oferecer rentabilidade superior a 100% do CDI em um CDB pós fixado. Se não, prefira o Tesouro.
Por último temos os fundos de renda fixa. Para serem competitivos, eles devem ter taxa de administração de no máximo 0,5% ao ano e rentabilidade acima de 100% do CDI.
Novamente, é fundamental procurar encontrar os melhores produtos.
Dá para perceber que você vai acabar ficando com o Tesouro Direto, que é a alternativa mais prática. É importante ressaltar a escolha da instituição, em função dos custos. Altos custos podem eliminar toda a vantagem do produto.
E vai uma sugestão: pense em alongar o prazo da sua aplicação. O Imposto de Renda vai reduzir seu ganho, pois é regressivo com o tempo da aplicação.
Até seis meses você pagará 22,5% de IR, entre seis meses e um ano 20%, de um a dois anos 17,5% e, acima de dois, 15%.
Uma diferença e tanto!


Texto Anterior: Folhainvest: Participante mantém liderança com ganho de 54%
Próximo Texto: Eu invisto em
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.