São Paulo, segunda-feira, 09 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O ASSUNTO É BOLSA DE VALORES

Investimentos que reproduzem índices são porta de entrada da Bolsa

DE SÃO PAULO - A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) lançou na semana passada quatro novos índices: Brasil Amplo, Dividendos, Materiais Básicos e Utilidade Pública.
Os índices representam um conjunto de ações e servem para medir o comportamento do mercado sob algum ângulo específico. O Ibovespa, por exemplo, é o termômetro da oscilação dos papéis que mais movimentam o pregão.
Seguir esses indicadores são boas opções para quem quer começar a investir em ações, mas acha que não tem conhecimento suficiente para gerenciar sua própria carteira de investimentos.
Não é possível, porém, investir diretamente nesses índices, já que eles são apenas teóricos. Para acompanhar o desempenho de um deles, o investidor pode optar por duas alternativas: investir em um fundo de ações ou um ETF (fundos cujas cotas são negociadas em Bolsa) que reproduzam o índice escolhido.
De acordo com Julio Ziegelmann, diretor de Renda Variável da BM&FBovespa, os novos índices foram criados para incentivar a criação de mais produtos baseados neles e, assim, atrair mais pessoas para o mercado de ações.
Além disso, a Bolsa espera que sejam criados novos fundos e ETFs, que terão esses indicadores como referência.
Segundo Ziegelmann, os ETFs de três dos novos índices (Dividendos, Materiais Básicos e Utilidade Pública) devem começar a ser negociados ainda neste ano.
Deles, o mais atraente para o investidor que ainda não aplica em ações deve ser o Índice de Dividendos, composto pelas empresas que apresentaram os maiores retornos aos seus acionistas -em dividendos e juros sobre o capital- nos últimos 24 meses.
A Bovespa tem uma meta de ter cinco milhões de investidores pessoa física até 2015. Ao final de abril, tinha registrados 596.571 CPFs (Cadastro de Pessoa Física). (GIULIANA VALLONE)


Texto Anterior: Bússola: Ganhando um salário mínimo, posso comprar ações? Quais são melhores?
Próximo Texto: Netflix quer comprar novelas da Globo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.