São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2010

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Bradesco cresce e diminui diferença para o banco Itaú

O Bradesco vem reduzindo a diferença entre seus resultados e os do banco Itaú, quando comparado o segundo trimestre deste ano com o mesmo período de 2009.
A diminuição da diferença entre os dois gigantes tem ocorrido tanto em operações de crédito quanto em total de ativos e patrimônio líquido.
"É reflexo da estratégia de Trabuco [presidente do Bradesco] de crescimento orgânico, que vem dando certo", afirma Erivelto Rodrigues, presidente da Austin Rating.
"A diferença entre os bancos diminui a cada trimestre e, do final de 2008 para cá, já caiu cerca de 10%."
Os depósitos recuaram 0,2% no Itaú e cresceram 6,5% no Bradesco. A receita de crédito teve alta discreta no Itaú, de 5,1%, enquanto avançou 14,3%, no Bradesco.
A diferença absoluta ainda é, porém, grande a favor do Itaú, que aumentou sua vantagem em relação ao Bradesco em receita de serviços, e tem um desempenho cada vez melhor em lucratividade.
A expectativa é que no segundo semestre os resultados do setor financeiro venham ainda melhores do que no primeiro, diz Rodrigues.
No primeiro semestre deste ano, a rentabilidade média do segmento foi de 22%, enquanto a média de outros segmentos ficou em 14%.
A carteira de crédito total das instituições crescerá, em 2010, aproximadamente 15% com a manutenção dos "spreads" e a inadimplência em declínio, diz. No último ano, o financiamento para pessoa jurídica foi o que mais avançou, segundo o presidente da Austin Rating.

NOVO VAREJO
A Apas (Associação Paulista de Supermercados) troca a presidência no final deste mês. O empresário João Galassi -proprietário da rede Galassi em Campinas (SP) e vice-presidente da entidade- assume por dois anos o lugar que hoje é ocupado por João Sanzovo.
Galassi diz acreditar que o processo de consolidação do setor varejista deva seguir aquecido. Ele mantém as previsões da entidade de crescimento líquido para o setor, em torno de 6% para este ano.
Durante o novo mandato, será colocado em prática um processo de reorganização da gestão da entidade. "Já estamos começando a remodelar diretorias", afirma.

Gestão A Felaban (Federação Latino-Americana de Bancos) realiza um congresso sobre produtividade e gestão bancária, na Costa Rica, nos dias 26 e 27. Dentre os palestrantes brasileiros estão Marcos Bader, do Bradesco, e Fabrício Paiva, do HSBC.

A caminho...
A Víqua, fabricante de soluções hidráulicas de Joinville (SC), acaba de desenvolver um plano estruturado de exportação. A empresa estudou mercados potenciais e irá começar pela Colômbia, seguida pelo Peru. "Já chegamos a vender para o mercado externo, mas era de uma forma passiva, sem uma estrutura", diz Daniel Alberto Cardozo Jr., diretor-geral.

...da Colômbia
Na primeira remessa de exportação da Víqua, a empresa irá enviar produtos hidráulicos que economizam água. "Na Colômbia, esse mercado tem grande potencial devido à dificuldade de acesso à água", diz Cardozo. Para atender a demanda, a companhia investe R$ 8 milhões na ampliação da produção e no desenvolvimento de novos produtos.

Segurado 1 O mercado de seguros do tipo D&O, de responsabilidade civil de administradores, deve crescer de 30% a 50% neste ano, segundo empresas do setor. No primeiro semestre, a alta foi de 31%, informa a Susep. A alta se deve à queda nas taxas dos seguros, de 15% neste ano na maioria dos segmentos.

Segurado 2 Para os bancos, que experimentaram um forte aumento de taxas em 2008 e em 2009, a tendência de queda neste ano será maior e deve chegar a até 30% no final do ano, de acordo com Paulo Baptista, executivo da corretora Marsh Brasil.

MODA ESPECIAL

MELHOR IDADE

Dona de clínica para idosos há mais de 20 anos, a empresária Vanda Calgaro sentia a falta de roupas adequadas às necessidades de sua clientela. Depois de mais de três anos para desenvolver as peças, Calgaro lança nesta semana uma grife para idosos, a Sharisma. Inicialmente, as vendas serão feitas pela internet. A primeira loja será inaugurada até o fim deste ano, em São Paulo, com rampa de acesso e provadores amplos. Um segundo ponto de venda está previsto para o início de 2011, em Santos, onde há demanda devido à migração de idosos após a aposentadoria, segundo a empresária. "Não havia nada semelhante no mercado." A coleção, que foi patenteada, terá modelagem para "corpos encurtados pela idade", calças adaptadas para bolsas de colostomia, além de cores e estampas para "camuflar o estado frágil e melhorar a relação com a família".

ETIQUETA EM BRAILE

A grife Virgemaria, que já confecciona roupas para públicos específicos como gestantes e tamanhos especiais, lança uma coleção de "moda inclusiva", segundo a estilista Ana Pasternak. Com peças que podem vestir clientes com deficiências, foram desenhadas calças com abertura lateral de velcro, bolsos em locais acessíveis, botões magnéticos com imãs, estampas em relevo e etiquetas com numeração e cor descritos em braile.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e FLÁVIA MARCONDES




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