São Paulo, quinta-feira, 09 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Títulos privados terão Novo Mercado

Grife de transparência da BM&FBovespa será usada para estimular negócios com papéis rentáveis de empresas

Ferramentas permitirão comparar taxas e preços de papéis com prazos e riscos diferentes, facilitando transações

TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO

Instituições do mercado querem repetir na negociação de títulos de dívida de empresas a experiência do Novo Mercado da Bolsa -que trouxe transparência e uma avalanche de investidores nacionais e estrangeiros.
A ideia é criar um ambiente de negócios transparente com ferramentas inteligentes para facilitar a comparação de taxas e preços de papéis de prazo e risco diferentes.
Uma das maiores dificuldades é atribuir um valor aos papéis antes do vencimento da dívida. A maioria não segue um padrão de contrato, dificultando a análise para quem não conhece as características de cada dívida além dos riscos de seus emissores.
O sistema "Compare" de títulos públicos, que facilitou transações com papéis do Tesouro, terá versão adaptada pela Anbima (associação do mercado) para debêntures.
Além da divulgação diária de taxas e cotações, esse mercado terá uma central de registro de oferta de negócios e índices setoriais de dívida.
Com dificuldade para vender os papéis a qualquer momento, o interesse na renda fixa privada é limitado aos investidores que podem aguardar até o vencimento.
A iniciativa deve se somar ao pacote de crédito de longo prazo do governo, que deve isentar as aplicações com prazo acima de dez anos.


Texto Anterior: Cervejaria: AmBev poderá usar parte ociosa da Cerpa
Próximo Texto: Novo mercado de renda fixa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.