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Carro novo fica 1,8% mais caro desde o fim da redução de IPI
TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO
O preço dos automóveis
novos subiu 1,81% no acumulado de abril e maio, segundo os dados que fazem
parte do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)
divulgado ontem.
Considerando apenas
maio, houve alta de 0,76%
no valor médio contabilizado
pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística, com
desaceleração ante a taxa registrada em abril (1,04%).
A principal razão da alta é
a volta do IPI (Imposto sobre
Produtos Industrializados) à
alíquota original, após redução que vigorou até março.
Desde então, os carros a álcool ou flex de mil cilindradas tiveram o percentual elevado de 3% para 5%. Já nos
de até 2.000 cilindradas, passou de 7,5% para 11%.
Para o consultor do setor
automotivo André Beer, ex-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), "o mercado é quem dita" se haverá novos aumentos -lembrando que todos os
carros têm um preço sugerido pelos fabricantes.
As montadoras, no entanto, podem fazer promoções
para estimular as vendas, assim como as concessionárias, entre outros motivos,
para desovar estoques.
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