São Paulo, domingo, 10 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Renda da mulher contribui 2 vezes mais para a família

Segundo Goldman Sachs, elas investem 90%; homens, entre 30% e 40%

Mulheres compram mais comida, roupas, produtos para a saúde; já os homens gastam com álcool e cigarro


DE SÃO PAULO

A atividade profissional das mulheres tende a melhorar a qualidade de vida das famílias não só em função da renda obtida, mas também da qualidade dos gastos.
As mulheres investem em suas famílias, em média, 90% do que ganham no trabalho. Já entre os homens, o percentual fica entre 30% e 40%.
As informações são do banco Goldman Sachs, citando dados do Banco Mundial.
O Goldman patrocina, desde 2008, um programa para qualificar 10 mil empreendedoras em 22 países, inclusive no Brasil, até 2013.
De acordo com a instituição, as mulheres gastam mais com itens como alimentação, educação, roupas e cuidados com a saúde -principalmente para os filhos. Já os homens gastam mais com bebida alcoólica e cigarro.
Esse cenário, ainda segundo estudos do banco, é o mesmo tanto nos países mais industrializados como nos em desenvolvimento.
O projeto "10.000 Women" do Goldman se propõe a desenvolver a capacidade gerencial de mulheres que já possuem um negócio, formal ou informal, e não têm condições de pagar por cursos de qualificação. Para participar, é preciso ter segundo grau completo.

COMUNIDADES
"Também descobrimos que as mulheres que recebem esse tipo de qualificação repassam o conhecimento a outras nas suas comunidades", diz Noa Meyer, vice-presidente e diretora global do programa "10.000 Women".
No Brasil, a FGV conduz o projeto em São Paulo e a Fundação Dom Cabral, em Minas. No total, a intenção é preparar mil mulheres brasileiras em cinco anos.
Em Minas, foram formadas 200 em dois anos. E mais cem alunas começam a ter aulas no mês que vem. "As empreendedoras aprendem a estruturar o negócio para expandi-lo", afirma Rosangela Pedrosa, coordenadora técnica do programa na Dom Cabral.
"Tivemos casos de pessoas que entraram no curso com quatro colaboradores e hoje têm mais de 32 funcionários", completa. (CAROLINA MATOS)



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.