São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Preço do Skype cria temor de nova bolha

Os US$ 8,5 bilhões de agora contrastam com os US$ 2,6 bilhões pagos pelo eBay em 2005 para adquirir a empresa

MAIJA PALMER
DO "FINANCIAL TIMES"

O preço de US$ 8,5 bilhões para a aquisição do Skype impressiona de acordo com muitos indicadores. Equivale a 32 vezes a receita anterior a juros, impostos, depreciação e amortização da empresa.
Também supera muito os US$ 2,6 bilhões que o eBay pagou ao adquiri-la, em 2005. E tudo por uma companhia que teve US$ 7 milhões em prejuízo no ano passado.
Surgindo pouco depois do anúncio de que o LinkedIn -um serviço de redes sociais para uso profissional- planejava uma oferta inicial de ações no valor de US$ 3,3 bilhões, a aquisição do Skype provocou temores de nova bolha na avaliação das empresas de tecnologia.
"Estamos vendo transações com ágios que lembram os encontrados na bolha de tecnologia. Mas o nível ainda não está insustentável", disse Paul Guely, sócio diretor da Arma Partners, uma consultoria tecnológica.
As companhias de mídia social com grande número de usuários, mas modelos de negócio ainda não comprovados, estão obtendo as mais elevadas avaliações.
O Facebook, que tem 600 milhões de usuários ativos, foi avaliado em US$ 65 bilhões, 32 vezes o valor da avaliação que tinha em 2010.
O Renren, site chinês de redes sociais com 31 milhões de usuários ativos ao mês, colocou ações na Nasdaq neste mês e teve seu valor de mercado avaliado em US$ 6,7 bilhões, ou 90 vezes seu faturamento no ano passado.
Fred Huet, da Greenwich Consulting, consultoria internacional de telecomunicações e mídia, disse que é difícil avaliar corretamente as empresas de mídia social porque são adquiridas por seu valor estratégico.
"Empresas como o Facebook vêm reportando indicadores publicitários recordes, mas ninguém sabe de fato quanto valem esses anúncios", disse Huet.
Analistas afirmam que os grupos estabelecidos de tecnologia estão se vendo forçados a pagar caro por empresas mais novas que ajudem a reforçar seus negócios.
"Companhias como Intel, Microsoft e Nokia ficaram para trás no segmento social da internet", disse Ben Wood, analista da consultoria de comunicações CCS Insight.

INSUCESSOS
O AOL adquiriu a rede social Bebo em 2008 por US$ 850 milhões e a vendeu dois anos mais tarde por cerca de US$ 10 milhões.
Já a News Corp adquiriu a rede social MySpace por US$ 580 milhões, em 2005, e agora tenta vendê-la por cerca de US$ 50 milhões.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Microsoft mira varejo on-line com Skype
Próximo Texto: Com aquisição, Microsoft avança sobre mercado de smartphone
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.