São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paciência é segredo para operar no curto prazo

Sair da sessão na hora certa garante lucro

DE SÃO PAULO

As operações diárias na Bolsa de Valores podem trazer ganhos adicionais, mas requerem disciplina, paciência e tempo de quem aplica.
Para o investidor Fábio Grigorian, para ter coragem de arriscar e aumentar seus ganhos, é preciso, primeiro, aprender a perder.
"Ninguém adquire isso do dia para a noite. A gente só aprende errando."
Ele afirma ainda que, para elevar os lucros, é preciso tempo para operar e analisar o mercado. "Você tem de ler muito, abrir o computador uma hora antes do pregão, e fechar só duas horas depois."
Evandro Campos, superintendente comercial da Gradual, diz que os clientes têm buscado mais informações sobre como operar.
"Há um aumento significativo na procura por análises diárias. Eles querem saber como faz, qual o custo melhor", afirma Campos.
Segundo ele, o princípio básico para operações diárias é que o investidor saiba qual será sua estratégia, quanto quer ganhar e qual o prejuízo máximo que quer assumir.
"É importante se informar bem, ter uma boa assessoria. Não dá para entrar às cegas."
No caso desse tipo de operação, o ideal é buscar a análise gráfica. "Quem gira não quer saber de análise fundamentalista. Ela não serve pra isso. A pessoa usa informações da conjuntura do momento e análise gráfica", diz Paulo Levy, da Icap.

SAÍDA ESTRATÉGICA
Para operar no curtíssimo prazo, é preciso parar quando ainda se está ganhando.
"A ganância tira muito o foco, então é preciso aprender a dosar, ter disciplina e paciência", diz Grigorian.
No dia 29 de junho, por exemplo, as ações do Pão de Açúcar chegaram a subir 12,1% ao longo da sessão na Bovespa, para depois fechar em queda de 3,1%.
Ou seja, os investidores que tentaram ganhos maiores que 12%, acabaram amargando perdas ao final do dia. Por outro lado, alguns operadores conseguiram lucros acima de 10% naquela semana, só com papéis do varejista.

VOLATILIDADE
Os analistas afirmam ainda que as ações ideais para as operações diárias são aquelas que apresentam mais volatilidade no mercado.
Alguns citam Vale e Petrobras como bons exemplos. Apesar de não apresentarem grandes oscilações, esses papéis têm grande liquidez e permitem entrada e saída rápida de investidores.
Papéis baratos também são boas opções, desde que tenham giro para garantir a velocidade da operação.

TECNOLOGIA
A necessidade de agilidade para as operações de curto prazo levaram a CMA, empresa de tecnologia, a criar uma ferramenta voltada apenas para a especulação
. Com o Vertical Trader, o investidor fica concentrado na negociação de um papel, e pode comprar e vender em um único clique.
"Como você vai brigar por movimentos menores de mercado, precisa comprar melhor e vender melhor", diz Raphael Juan, gerente de mercados da CMA. A empresa já vendeu a tecnologia para duas corretoras e está em fase de testes com outras 20, segundo Juan. (GIULIANA VALLONE)


Texto Anterior: Mercado Aberto
Próximo Texto: FGTS para doméstica confunde empregador
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.