São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Caso da dívida da Vale entra em discussão

Empresa contesta governo a respeito de débito de R$ 4 bi sobre royalties de mineração

DE BRASÍLIA

O governo montou um grupo de trabalho para discutir a dívida da Vale referente ao pagamento dos royalties do setor de mineração, a chamada CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais).
O DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) vai coordenar as reuniões com a área técnica da mineradora, especialistas da área de procedimentos arrecadatórios e do Ministério Público Federal.
A primeira reunião do grupo deve ocorrer hoje. O grupo terá 60 dias para chegar a uma solução. Será a última tentativa de resolver administrativamente a dívida, estimada em cerca de R$ 4 bilhões pelo governo e contestada pela mineradora.
A Vale considerou nos seus cálculos o transporte de funcionários dentro da mina como um elemento de abatimento da compensação. Essa interpretação contestada pelo governo.
Segundo o DNPM, os cálculos da dívida serão refeitos em conjunto. Se houver consenso sobre o tamanho do débito, o imbróglio jurídico será encerrado.


Texto Anterior: Friboi fecha 3 curtumes em SP e MS e demite 1.025
Próximo Texto: Acidente: Explosão em refinaria argentina da Petrobras mata uma pessoa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.