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Vale obtém US$ 1,2 bi para supernavios
Acordo com chineses permitirá financiamento de 12 navios com capacidade para transportar 400 mil toneladas
Indústria naval diz que país teria condições de produzir navios, mas negócio faz parte de acordo com a China
19.mai.08/Associated Press
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Trabalhadores chineses finalizam navio na Província de Jiangsu; Vale obtém crédito de US$ 1,2 bilhões para construir 12 graneleiros no país asiático
AGNALDO BRITO
DE SÃO PAULO
A Vale anunciou ontem a
obtenção de financiamentos
de US$ 1,22 bilhão para a
construção de 12 graneleiros.
O acordo foi assinado com os
bancos The Export-Import of
China e Bank of China.
Cada um desses 12 supernavios transporta 400 mil toneladas de minério de ferro e
recebe a denominação de
Chinamax ou Valemax. Os
navios serão construídos no
estaleiro chinês Rongsheng.
Segundo comunicado divulgado pela mineradora
brasileira por intermédio da
CVM (Comissão de Valores
Mobiliários), o prazo para
amortização do financiamento será de até 13 anos. Os
desembolsos dessa linha serão feitos ao longo de três
anos, conforme a evolução
da montagem dos navios.
A encomenda da Vale não
gerou questionamentos na
indústria naval brasileira,
embora haja pelo menos um
estaleiro no país com capacidade para a montagem desses supernavios. O Estaleiro
Atlântico Sul, localizado em
Suape (PE), teria condições
de montá-los.
Segundo uma fonte do setor, ouvida pela Folha, a indústria naval afirma que o
acordo comercial embutido
nessa negociação justifica a
decisão da mineradora. Como maior importadora de minério, a China teria determinado que a encomenda fosse
feita a um estaleiro local.
SETOR NAVAL
A indústria naval entregou
aos candidatos à Presidência
uma carta em que pede compromisso com a manutenção
dos investimentos locais na
montagem de navios no Brasil, além de projetos focados
na recuperação da frota de
Marinha Mercante.
Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de
Construção e Reparação Naval e Offshore, o país gastou
nos últimos seis anos US$ 7,7
bilhões com afretamento de
embarcações estrangeiras.
A instituição afirma que
esses valores são suficientes
para um programa de construção de mais de 50 navios
no país. Hoje, o setor tem pedidos em carteira para cerca
de 300 embarcações.
LIMITES
Os supernavios para transporte de minério de ferro só
poderão operar em alguns
portos brasileiros. O CSA/
Sindmar (Centro de Simulação Aquaviária do Sindicato
Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante) começou a
fazer a certificação dos dois
portos que deverão receber
os navios da classe Valemax.
A avaliação será feita nos
portos de Vitória (ES) e Itaqui
(MA) -no terminal privativo
da Vale, chamado de Ponta
da Madeira. A certificação
avalia as condições dos terminais de receber embarcações de grandes dimensões.
Nesse caso, as embarcações possuem 365 metros de
comprimento, 66 metros de
largura e calado de 23 metros
(ou a profundidade alcançada pela quilha quando o navio estiver com carga total de
400 mil toneladas).
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