São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2010

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Vale obtém US$ 1,2 bi para supernavios

Acordo com chineses permitirá financiamento de 12 navios com capacidade para transportar 400 mil toneladas

Indústria naval diz que país teria condições de produzir navios, mas negócio faz parte de acordo com a China

19.mai.08/Associated Press
Trabalhadores chineses finalizam navio na Província de Jiangsu; Vale obtém crédito de US$ 1,2 bilhões para construir 12 graneleiros no país asiático

AGNALDO BRITO
DE SÃO PAULO

A Vale anunciou ontem a obtenção de financiamentos de US$ 1,22 bilhão para a construção de 12 graneleiros. O acordo foi assinado com os bancos The Export-Import of China e Bank of China.
Cada um desses 12 supernavios transporta 400 mil toneladas de minério de ferro e recebe a denominação de Chinamax ou Valemax. Os navios serão construídos no estaleiro chinês Rongsheng.
Segundo comunicado divulgado pela mineradora brasileira por intermédio da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o prazo para amortização do financiamento será de até 13 anos. Os desembolsos dessa linha serão feitos ao longo de três anos, conforme a evolução da montagem dos navios.
A encomenda da Vale não gerou questionamentos na indústria naval brasileira, embora haja pelo menos um estaleiro no país com capacidade para a montagem desses supernavios. O Estaleiro Atlântico Sul, localizado em Suape (PE), teria condições de montá-los.
Segundo uma fonte do setor, ouvida pela Folha, a indústria naval afirma que o acordo comercial embutido nessa negociação justifica a decisão da mineradora. Como maior importadora de minério, a China teria determinado que a encomenda fosse feita a um estaleiro local.

SETOR NAVAL
A indústria naval entregou aos candidatos à Presidência uma carta em que pede compromisso com a manutenção dos investimentos locais na montagem de navios no Brasil, além de projetos focados na recuperação da frota de Marinha Mercante.
Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore, o país gastou nos últimos seis anos US$ 7,7 bilhões com afretamento de embarcações estrangeiras.
A instituição afirma que esses valores são suficientes para um programa de construção de mais de 50 navios no país. Hoje, o setor tem pedidos em carteira para cerca de 300 embarcações.

LIMITES
Os supernavios para transporte de minério de ferro só poderão operar em alguns portos brasileiros. O CSA/ Sindmar (Centro de Simulação Aquaviária do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante) começou a fazer a certificação dos dois portos que deverão receber os navios da classe Valemax.
A avaliação será feita nos portos de Vitória (ES) e Itaqui (MA) -no terminal privativo da Vale, chamado de Ponta da Madeira. A certificação avalia as condições dos terminais de receber embarcações de grandes dimensões.
Nesse caso, as embarcações possuem 365 metros de comprimento, 66 metros de largura e calado de 23 metros (ou a profundidade alcançada pela quilha quando o navio estiver com carga total de 400 mil toneladas).


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