São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Emprego na indústria e renda do trabalhador seguem em alta

Geração de vagas em julho teve a maior elevação da história

CIRILO JUNIOR
DO RIO

O emprego e a renda do trabalhador na indústria continuam em alta, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A geração de vagas em julho subiu 5,4% ante igual período no ano passado. Foi a maior elevação da série histórica, iniciada em 2001.
A variação dos ganhos do trabalhador também superou níveis recentes. A alta de 11,2% foi a maior desde março de 2004, na mesma comparação.
Em relação a junho, o nível de emprego na indústria aumentou 0,3%, sétima taxa positiva consecutiva, na comparação com o mês imediatamente anterior.
Segundo o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), os dados mostram que os setores que mais sofreram com a crise, seja do ponto de vista da produção, seja do do emprego, são aqueles que estão abrindo mais postos de trabalho ao longo de todo este ano. São os casos de metalurgia básica, produtos de metal e máquinas e equipamentos.

RETOMADA
A avaliação é que, no final do ano, a indústria retornará ao patamar de setembro de 2008, antes do agravamento da crise financeira.
Com isso, todos os postos de trabalho perdidos com a crise serão recuperados.
"A expectativa é que o emprego industrial mantenha esse comportamento positivo ao longo de todo este segundo semestre", afirma Julio de Almeida, do Iedi.
Em termos de geração de emprego, do total de 18 setores, 14 subiram.
A indústria de máquinas e equipamentos gerou 11,2% vagas a mais, na comparação com julho de 2009, e foi o setor que representou a maior influência para a pesquisa.
Houve crescimento generalizado, com avanço em todos os 14 locais pesquisados.


Texto Anterior: Capitalização pode facilitar meta de superavit
Próximo Texto: Receita Federal: Empresas devedoras poderão ser excluídas do Simples Nacional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.