São Paulo, quinta-feira, 11 de novembro de 2010

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JULIO VASCONCELLOS

Nação empreendedora


Abastecidos pela internet, empreendedores estão transformando seus sonhos em realidade


AOS 14 ANOS, Eliane queria ter dinheiro para poder viajar com as amigas. Como sabia usar computador e conhecia muitos que queriam aprender a fazê-lo, começou a dar aulas em sua garagem com o computador de casa. Sua paciência e boa vontade logo geraram frutos e novos alunos apareceram, demandando um segundo computador.
Para conseguir atender todos os que a procuravam, passou a contar com a ajuda de Marcelo, seu namorado de então, e montou uma pequena estrutura.
Com pouco tempo, percebeu que seus clientes desejavam acessar a internet, serviço que, na época, não estava disponível no bairro de Niterói (Rio), onde moravam. Com a ajuda da engenhosidade de Marcelo, conseguiram puxar um ponto de acesso de outro local e transformaram a sala de aula de informática em uma pequena LAN house.
Com muita dedicação e com o auxílio dos repositórios de informação disponíveis na internet, Marcelo aprendeu tudo o que precisava sobre tecnologia para poder expandir a LAN house.
Para mantê-la aberta quase 24 horas por dia, Eliane e Marcelo viravam muitas noites. Reinvestiam boa parte do dinheiro que ganhavam, mas ainda não conseguiam atender toda a demanda existente, já que as filas para poder usar os computadores continuavam a se formar.
Dez anos depois, já nos dias de hoje, Eliane e Marcelo estão casados e felizes. A LAN house já tem quase 15 computadores, um cibercafé e oferta um rol de serviços complementares. A receita de identificar uma necessidade do cliente e correr atrás para solucioná-la tem funcionado desde o primeiro dia. Graças ao sucesso da LAN house, Eliane pagou a faculdade, comprou o primeiro carro e teve a festa de seus sonhos quando se casou com Marcelo.
Histórias de empreendedorismo como essa estão se tornando cada vez mais comuns. Vários Elianes e Marcelos estão construindo o novo "sonho brasileiro". Abastecidos pelas informações gratuitas na internet, empreendedores estão batalhando dia e noite, transformando seus sonhos em realidade.
Com a Semana Global do Empreendedorismo chegando na próxima semana, decidi dedicar a coluna deste mês a todos os empreendedores do Brasil que, diariamente, superam os desafios de administrar uma pequena empresa.
Minha carreira de empreendedor ainda está no começo quando comparada à de veteranos como Marcelo e Eliane. Ainda assim, gostaria de compartilhar quatro lições, aprendidas com grandes mentores, que têm sido extremamente úteis no meu cotidiano de empreendedor. Em primeiro lugar, não fale, faça.
Esqueça os planos de negócio, as planilhas detalhadas e as apresentações para investidores. Segundo, se você não tem um produto que funciona e ajuda clientes reais, está perdendo tempo. Grandes empreendedores mantêm o foco nas necessidades dos clientes e se desdobram para satisfazê-las. Eliane e Marcelo identificaram a oportunidade de trazer o acesso à internet para seu bairro e executaram um plano simples e eficaz para provê-lo.
A terceira lição envolve o recrutamento: empresas são formadas por grupos de pessoas. Empresas extraordinárias são um agrupamento de pessoas extraordinárias. Como empreendedor, cabe a você recrutar as melhores pessoas para sua empresa, como Eliane fez ao recrutar Marcelo. Um funcionário nota dez vai recrutar outros funcionários nota dez, ajudando sua empresa a decolar, enquanto um funcionário nota oito recrutará funcionários nota seis, fazendo sua empresa estagnar.
Já me disseram que empreender não é uma corrida de cem metros, mas uma maratona. Hoje, acredito que quem me disse isso nunca empreendeu. Após dez anos de um esforço hercúleo, Eliane e Marcelo aprenderam que empreender é comparável a correr uma maratona na velocidade típica de um tiro de cem metros, sendo esta a quarta lição.
Requer toda a sua capacidade de resistência, foco e determinação. Conhecendo esse sacrifício, tenho grande orgulho da nossa crescente "nação de empreendedores" e convido-os a homenageá-los na próxima semana.


JULIO VASCONCELLOS, 29, economista, é fundador e presidente-executivo do site de compras coletivas Peixe Urbano e gerente para o Brasil do Facebook. Escreve às quintas, mensalmente, nesta coluna.

julio.folha@yahoo.com

AMANHÃ EM MERCADO:
Rodolfo Landim



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