São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Murdoch lança jornal para iPad no dia 19

Empresário, que participará de evento com Steve Jobs, quer atrair 800 mil leitores

DO "FINANCIAL TIMES"

Richard Branson, fundador da Virgin, e Rupert Murdoch, dono da News Corp, estão lançando publicações exclusivas para o iPad. Branson vai lançar uma revista chamada "Project", cuja assinatura custará US$ 2,99 ao mês, e Murdoch, o jornal "The Daily", pelo qual ele espera que 800 mil pessoas paguem US$ 1 por semana - o lançamento será no próximo dia 19, em companhia de Steve Jobs.
Ambas as publicações serão pagas, em uma era na qual a maior parte das publicações na rede é gratuita. Os anúncios geraram ceticismo nos círculos da mídia digital, e isso se enquadra em um debate mais amplo quanto à possibilidade de que as companhias estejam balcanizando a web em busca de vantagens econômicas.

MUITO CONTEÚDO
A verdade é que a internet provou ser pouco interessante para as empresas que originam muitas notícias. Isso estava menos claro antes de surgirem o iPad e outros tablets, mas fica evidente quando você compara a leitura de uma publicação com muito conteúdo.
O computador é bom para surfar em várias fontes de notícias, mas não para imersão mais longa em uma delas.
As pessoas tendem a ler sem muita atenção a homepage de um site. Se você tenta se aprofundar, as páginas muitas vezes carregam lentamente e é difícil encontrar o caminho de volta, o que tende a favorecer sites rasos.
O iPad, com seus aplicativos de tela cheia que oferecem uma só fonte de informação, altera essa norma. O mesmo se aplica ao fato de que toda uma edição pode ser baixada de uma vez. Isso torna mais fácil navegar em profundidade, trazendo experiência semelhante à da mídia impressa.
Existem indícios de que as pessoas estão dispostas a passar muito mais tempo lendo uma publicação no iPad do que em seu site.
Caso Branson e Murdoch desejem oferecer produtos em uma nova mídia, que o façam. Eles concorrerão com milhares de aplicativos.
Não há como saber se obterão sucesso, mas alguém encontrará um jeito de fazer leitores e anunciantes pagarem por conteúdo digital aprofundado, entregue em forma editada para o iPad.
Eles estarão concorrendo com um navegador de web, e não combatendo a internet.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Governo sinaliza que banda larga poderá custar menos de R$ 35
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Um "novo consenso" na economia?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.