São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

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Áreas comuns de prédios ganham novos atrativos

DE SÃO PAULO

A participação das moradias com até 45 m2 mais que dobrou, passando de 6,3% dos lançamentos na cidade de São Paulo em 2007 para 13,5% em 2010, contabilizado até o mês de outubro.
Considerando aqueles com tamanho até 65 m2, a fatia já passa da metade (55,7%), ante 36,5% anteriormente.
"As pessoas estão ficando cada vez menos tempo na própria casa", afirma João Crestana, presidente do Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo.
Por causa disso, as construtoras investem na diversificação das áreas comuns dos prédios. "É um diferencial importante pelo perfil de quem está comprando", diz Sandro Gamba, diretor da Gafisa.
Agora, não basta ter garagem, salão de festas, piscina, churrasqueira, playground e sala de ginástica. Para receber convidados, o conceito de "home" (lar) foi ampliado e já é possível ter home theater e home office (para reuniões de trabalho), além de salão gourmet e sala lounge, nesses espaços comuns.
Ou inclui lavanderia e ajuda de funcionários do condomínio para levar o cachorro para passear ou lavar o carro.
"Esses moradores precisam ter na área comum o que não podem ter em casa", diz Maurício Barbosa, diretor de incorporação da CCDI. (TR)


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