São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bairros da periferia entram para circuito de eventos e promoções

Nova companhia de eventos quer atender demanda de empresas por ações de marketing

Marcas como Dreher e 51 Ice estão presentes em bairros com ações de marketing e patrocínio de jogos de várzea

João Wainer - abr.10/Divulgação
Participantes da Copa da Paz, campeonato de várzea realizado em Paraisópolis compatrocínio do conhaque Dreher

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Heliópolis, Paraisópolis e outros bairros da periferia de São Paulo estão entrando para o circuito dos eventos corporativos da cidade.
Em casas de forró e pagode, já é possível encontrar promotores de marca distribuindo amostras de 51 Ice, bebida à base de cachaça da Companhia Müller de Bebidas.
Para dar conta dessa demanda empresarial, André Torretta, da consultoria A Ponte Estratégia, especializada em pesquisas com as classes C, D e E, lança neste mês uma agência de promoção e eventos corporativos, a A Ponte Ativação.
Com um investimento inicial de R$ 1 milhão, ele espera faturar R$ 5 milhões no primeiro ano, dentro de uma perspectiva que ele chama de conservadora.
Em três anos, a expectativa é faturar R$ 15 milhões.
A nova agência nasce da experiência da A Ponte nos últimos dois anos, quando Torretta e sua equipe passaram a ser chamados a organizar eventos para clientes da consultoria, como a Companhia Müller.
Outro evento, que está entrando para o calendário da periferia, é a Copa da Paz, campeonato de várzea que reúne 24 times de diferentes bairros no campo do Palmeirinha, em Paraisópolis. O campeonato vai para a quarta edição neste ano, com patrocínio do conhaque Dreher desde o segundo ano.
"No ano passado, a Copa da Paz levou 50 mil pessoas para as arquibancadas do Palmeirinha ao longo dos três meses", diz Torretta. Como comparação, o Pacaembu comporta 40 mil pessoas.

PURO MARKETING
Esses patrocínios, explica Torretta, são ações de marketing puro.
"A tese é capitalista total. Claro que você acaba gerando benefícios para a comunidade, mas o objetivo é vender mais produtos."
No caso da Copa da Paz, a ação envolveu a reforma do Palmeirinha, o "Morumbi da comunidade".
Com o sucesso da ação no campo de várzea paulistano, Dreher e Casas Bahia se uniram no ano passado para patrocinar um campeonato similar em Salvador.
O mercado de marketing promocional movimentou R$ 33,5 bilhões em 2010, segundo estimativa da Ampro (Associação de Marketing Promocional).


Texto Anterior: Renda em alta e crédito facilitam troca de imóvel
Próximo Texto: Indústria: Produção industrial cresce em metade das regiões, diz IBGE
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.