São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil vai imprimir mais pesos para o governo argentino

Casa da Moeda brasileira fabricará novo lote de cédulas de 100 pesos; é a 2ª encomenda

GUSTAVO HENNEMANN
DE BUENOS AIRES

A falta de "dinheiro vivo" na economia da Argentina obrigou o banco central do país a encomendar um novo lote de cédulas de 100 pesos da Casa da Moeda brasileira.
No final do ano, o BC local recorreu ao Brasil para fabricar cerca de 10 milhões de pesos, na tentativa de evitar o desabastecimento de caixas eletrônicos.
No entanto, desde dezembro, a população tem enfrentado dificuldades para fazer compras banais, pagar contas e receber salários.
O pior momento da crise ocorreu durante as festas de fim de ano, quando o aumento sazonal do consumo gerou filas em caixas eletrônicos. Segundo o banco central, o problema deve continuar até o fim deste mês.
Segundo analistas, a escassez de cédulas é causada principalmente pela inflação, que chegou a 26% em 2010, segundo as consultorias privadas. A desvalorização eleva a demanda por ""dinheiro vivo" e pressiona a Casa da Moeda argentina, que tem gráfica defasada.
O governo também não contribui para ajudar a solucionar o problema. Segundo os economistas, seria preciso criar cédulas de maior valor. No entanto, a presidente Cristina Kirchner resiste à ideia, já que seria uma forma de admitir a inflação, ocultada pelos índices oficiais.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Commodities:
Petrobras quer defender etanol na UE

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.