São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Promessa do Japão pode levar 20 anos
SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

Brasil e Japão avaliam que pode levar até 20 anos para a economia nacional atingir as condições necessárias para o desenvolvimento de uma indústria brasileira de semicondutores -elementos usados na produção de equipamentos eletrônicos.
O Brasil decidiu adotar o sistema japonês de TV digital com a promessa do Japão de contribuir para um plano estratégico de desenvolvimento dessa indústria. O acordo foi firmado em 2006. Hoje, os dois países concordam que o ambiente é desfavorável.
Falta para o Brasil formação de mão de obra, é preciso melhorar infraestrutura e logística de importação e exportação, além de criar uma política tributária mais atraente, segundo relatório feito pela Toshiba, empresa japonesa que mostrou interesse pelo negócio.
A Toshiba concluiu que o preço de insumos, como água e energia, é elevado, além das frequentes interrupções de energia.
O Brasil rebate as críticas japonesas, propondo um suprimento continuado de energia. Segundo Miguel, o país também tem uma política fiscal específica que desonera as importações de equipamentos para o setor.
Outra dificuldade no negócio é atrair fábricas de suporte à indústria de semicondutores.


Texto Anterior: Brasil tenta exportar modelo de TV digital para África
Próximo Texto: Aviação: Embraer negocia produzir avião com o governo indiano
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.