São Paulo, terça-feira, 12 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise do mercado de trabalho leva Nobel

Prêmio de economia é dado para um trio de pesquisadores que estudou por que as pessoas perdem o emprego

Os escolhidos são Peter Diamond e Dale Mortensen, dos EUA, e o britânico-cipriota Christopher Pissarides

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

Estudos sobre as demandas dos mercados e a dificuldade em correspondê-las com as ofertas disponíveis, sobretudo no mercado de trabalho, foram agraciados ontem com o Prêmio Nobel de Economia de 2010.
A Academia Sueca de Ciências premiou três economistas por suas "análises dos mercados e suas fricções": os americanos Peter Diamond, 70, e Dale Mortensen, 71, e o britânico-cipriota Christopher Pissarides, 62.
Segundo a coletânea de estudos dos três, existem problemas importantes que impedem que a demanda iguale a oferta.
Isso acontece em setores que vão desde o consumo -onde há desencontro entre os desejos de vendedores e de compradores- até o mercado de trabalho.
O trio desenvolveu modelos teóricos que permitem compreender por que as pessoas perdem seus trabalhos e por quanto tempo podem ficar desempregadas, entre outras questões.
Segundo os economistas, são necessários tempo e recursos econômicos para aproximar essas ofertas e demandas, nos chamados mercados de busca.
Essa aproximação reduziria os desencontros, que causam atritos no mercado -tais como trabalhadores parados e insatisfeitos, que também prejudicam as empresas.
Os teóricos propõem, por exemplo, a atuação de agentes intermediários que façam com que os desempregados mantenham contato com o ambiente de trabalho mesmo antes de encontrarem seu próximo emprego.
Seria uma forma de evitar que o funcionário perdesse o contato com a realidade empresarial.
Os estudos dos três economistas sobre os desencontros no mercado de trabalho começaram na década de 70.
Segundo especialistas, eles ganharam relevância especialmente no período pós-crise, o que pode ser uma explicação para a premiação.
O prêmio, avaliado em 10 milhões de coroas suecas (R$ 2,5 milhões), será entregue aos economistas no início de dezembro.

INDICAÇÃO
Pissarides é professor na London School of Economics and Political Science, no Reino Unido. Mortensen, na Northwestern University, e Diamond leciona no MIT (Massachussets Institute of Technology).
A premiação pode ajudar Peter Diamond a compor o conselho do Fed (Federal Reserve), o banco central americano. O professor foi um dos três indicados pela Casa Branca para integrar o conselho, que tem sete pessoas.
As outras duas indicadas, Janet Yellen e Sarah Bloom, já foram confirmadas pelo Senado, mas ainda não houve definição sobre Diamond. Para alguns senadores, faltava a Diamond experiência em macroeconomia.
Durante entrevista coletiva, Diamond afirmou que não pretende retirar-se da disputa pelo cargo no Fed.


Texto Anterior: Operações no país não são afetadas, diz a Cisco
Próximo Texto: Europa erra com benefício a desempregados, diz premiado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.