São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Google brasileiro é modelo de gestão para emergentes

Estratégia adotada pela filial nacional, de como avançar em diversos mercados, é exportada para outros países

Um dos diferenciais do Brasil, diz executivo, é o entrosamento entre o setor de engenharia e a área comercial

DE SÃO PAULO

O crescimento da operação brasileira do Google rendeu ao líder da filial uma promoção, que o colocou entre os 22 vice-presidentes na área de negócios no mundo, acesso à internet em todos os cantos da casa e a chance de exportar o modelo de gestão do Brasil para os emergentes.
O principal executivo no país, Alexandre Hohagen, acaba de passar de diretor-geral para vice-presidente do Google para a América Latina. "A empresa entende que, apesar de Brasil e América Latina, em números absolutos, representarem pouco, em crescimento e velocidade de expansão têm impacto enorme." O Google no país é o que mais cresce no mundo.
Segundo Hohagen, em discussão recente na companhia sobre como avançar mais rapidamente em mercados emergentes, a multinacional identificou o trabalho no Brasil como um exemplo para ser replicado em outros países. Entre os diferenciais do modelo Brasil, diz a empresa, está o entrosamento entre departamento de engenharia e a área comercial.
"Acho que muito do foco da minha gestão tem a ver com uma cultura extremamente focada em resultados sem perder a ideia de "vamos ter um ambiente bom de trabalho". Tem muita gente que vem de outros países para ver como fizemos isso", afirma.
Na América Latina, o Google está chegando a mercados como Peru, Colômbia e Chile. O executivo afirma que, desde o ano passado, recebeu carta-branca da matriz para entrar em novos mercados latino-americanos. A empresa acaba de abrir escritório em Miami para facilitar o contato com os clientes.
De acordo com o vice-presidente da empresa, ao abrir um novo escritório, o Google contrata funcionários localmente, mas estimula que os executivos passem um tempo aprendendo em escritórios no exterior.
(VERENA FORNETTI)


Texto Anterior: Marcelo Neri: Colhendo o fim da pobreza
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.