São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2011

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Facebook financia campanha anti-Google

Rede social contratou agência, que contatou jornalistas e blogueiros para falar contra a política de privacidade do site

Facebook alega que agiu assim porque o Google estaria tentando usar seus dados no serviço prestado a clientes

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

Parece aquela já velha história desses novos tempos: você fala mal de alguém, logo começa uma campanha contra a pessoa, mas, de repente, um dos e-mails vaza e a bagunça está formada.
A diferença é que o caso envolve duas das maiores empresas do mundo, Facebook e Google, e sérias questões éticas.
O Facebook contratou uma agência de relações públicas para entrar em contato com jornalistas e com blogueiros para que eles escrevessem artigos negativos sobre a política de privacidade do Google.
Em nenhum momento os profissionais foram avisados, pela agência Burson-Marsteller, de que ela estava a serviço do Facebook.
Os primeiros sinais dessa estratégia surgiram quando o blogueiro Christopher Soghoian, especializado em tecnologia, publicou em seu Twitter que tinha sido procurado por uma agência de relações públicas que se ofereceu para escrever artigo em nome dele contra o Google.
Logo em seguida, Soghoian divulgou os e-mails trocados com a Burson-Marsteller, em que a empresa disse que não poderia revelar o nome de seu cliente.

CONFIRMAÇÃO
Mas não foi só o blogueiro que recebeu informações contra o Google. Jornais como o "USA Today" também receberam dados.
A questão passou a ser: quem está liderando essa campanha? Os suspeitos de sempre (Apple e Microsoft) ou os novatos (Facebook)?
A revelação surgiu quando o site Daily Beast publicou que o Facebook confirmou que era o cliente por trás da campanha -informação que depois foi reafirmada pela rede social e também pela Burson-Marsteller.
Segundo o Daily Beast, o Facebook disse que contratou a agência porque ações do Google em redes sociais estão levantando questões sobre invasão de privacidade e ainda porque estaria tentando usar dados do rival nos seus serviços.
A acusação é contra o Google Social Circles, uma ferramenta lançada em 2009 que agrega as informações públicas de usuários em redes sociais, como Facebook e Twitter, ao perfil no Google.


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