São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Caterpillar vai investir em motor e locomotiva

Pré-sal e minério são os mercados em vista

PEDRO SOARES
DO RIO

Interessada na demanda gerada pelo pré-sal, a multinacional norte-americana Caterpillar começará a produzir no Brasil, a partir de setembro, motores e geradores elétricos a diesel para embarcações de apoio à exploração marítima de petróleo.
A empresa definiu também que construirá no país uma fábrica de locomotivas para trens.
Segundo Luiz Calil, presidente da Caterpillar Brasil, a decisão de instalar a unidade de locomotivas já foi tomada, mas não foram acertados ainda nem investimentos nem a localização.
As encomendas da Vale -que em 2010 comprou 56 locomotivas- e a perspectiva de expansão do setor ferroviário atraíram a empresa.
"Só 18% da carga no Brasil é transportada por ferrovia. Há muito o que crescer."
No caso dos motores elétricos, a produção se dará numa nova linha da fábrica do grupo em Piracicaba (SP). Atualmente, esses equipamentos são importados. A Caterpillar pretende produzi-los com, ao menos, 60% de componentes nacionais.
A empresa decidiu nacionalizar a fabricação de motores diante da demanda crescente de estaleiros. Desde a retomada da construção naval, no final dos anos 90, a empresa já vendeu mil motores elétricos no país -todos importados de uma unidade da empresa nos EUA.


Texto Anterior: Commodities:
Com medo da inflação, China importa menos commodities

Próximo Texto: Análise/Biocombustíveis: MP do etanol não deve confundir regulação com intervenção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.